segunda-feira, abril 11, 2016

Futebol: o União vai continuar na I Liga mas tem que abrir muito os olhos e exigir tudo aos seus jogadores

Acho que não somos obrigados a acreditar em hipocrisias no futebol. O União tem todas as possibilidades de manter-se na I Liga Portuguesa  apesar de não ter um calendário muito simpático até final da temporada. Contudo, o que se recomenda é que o clube madeirense saiba gerir o processo de decisão nestas últimas jornadas, que garanta a tranquilidade interna, a começar pelo plantel e equipa técnica, que afaste fantasmas e que não tome as medidas - caso do recente blackout - que acabam por revelar uma fragilidade que nada tem a ver com a realidade interna dos clubes e/ou das SADs. Os jornalistas não têm culpa que os jogadores não marquem golos. Mas o plantel não tem culpa que haja quem nas estruturas dirigentes dos clubes e/ou SADs queiram mediatizar tudo o que se passa internamente que sejam os próprios a bufar para os meios de comunicação social, através de canais de difusão e contactos privilegiados mais ou menos identificados, tudo o que se passa nas instituições. 

O União não tem que embarcar em histórias da carochinha: para Marítimo e Nacional, compreensivelmente  (o União diria o mesmo se estivesse no lugar deles) a continuidade do União na I Liga é um "atrapalho" porque as verbas consignadas aos contratos-programa do futebol profissional acabam por ser divididas entre 3 clubes quando há quem entenda que melhor seria se fossem divididas apenas por dois.  Há mesmo, presumo, quem até ache que preferencialmente tais montantes apenas fossem direccionados para um beneficiário. São opiniões, todas elas legítimas e compreensíveis. O que o União não pode é cair na ilusão de ir a reboque de certos "apoios" que servem terceiros fazendo-os beneficiar do facto de uma sucessão de polémicas envolvendo o União dar tréguas a outros protagonistas de conflitualidades dialécticas e rivalidades mais ou menos agressivas. Aliás, curiosamente ou não, é evidente que ultimamente esses andam muito calados e aparentemente distantes de tudo o que se passa neste complicado mundo do futebol profissional.
É certo que tudo isso depende de factores que o processo decisório político ou as preferências clubísticas nada têm a ver e de nada servem.
Acho que o União acabará por continuar pelo menos mais um a época na I Liga, depende apenas de si próprio, não estraguem por favor essa possibilidade. Mas também acho que é preciso mudar muita coisa, pois o clube continua com uma estruturas que não tem rigorosamente nada a ver com as exigências que se colocam a colectividades envolvidas no futebol de alta competição, como é o caso da I Liga (LFM)

Sem comentários: