quinta-feira, março 10, 2016

Jornalismo: RTP comemorou os 59 anos com mudança de imagem

O número impõe respeito e é digno de comemoração a sério. São 59 anos de vida que a RTP comemorou ontem, com uma emissão especial e com a apresentação de uma mudança de imagem nos principais blocos informativos da RTP1, uma nova assinatura do canal: RTP1 Continua, novos logotipos, novos separadores, e novos cenários. Tudo para tornar o canal público mais moderno.

O objectivo é aproximar a identidade do canal um à da RTP3, e acabar com as disparidades no que respeita à identidade gráfica entre canais. Mas não só. As mudanças visam igualmente vincar duas das principais características da estação pública: estabilidade e solidez, e mostrar que a RTP está na vanguarda da comunicação. A nova imagem e o novo site querem revelar uma RTP atenta aos novos tempos e que se caracteriza por uma busca contínua pela inovação, pela procura de talento, pelo futuro.
No contexto desta mudança, o canal convidou o artista Vhils a interpretar este conceito, dando asas à sua imaginação nos separadores de emissão. Ao todo são sete, cada um com 12 segundos.
Durante esse tempo, é possível apreciar a sua arte e talento, num trabalho desenvolvido em conjunto com o realizador João Pedro Moreira e pela equipa da RTP, que inclui produtores, técnicos, designers e sonoplastas. E como foi isso feito? Através de uma técnica de ‘iluminação’ dinâmica das imagens criadas por Vhils e pela sua sobreposição a imagens em movimento.
O objectivo foi captar as atmosferas e as imagens que contextualizam a RTP, passando a ideia de continuidade. Dessa forma, vai-se ao encontro da nova assinatura do canal RTP1 Continua e do novo sistema de identidade visual, num projecto integrado da RTP desenvolvido em parceria com a AC Brand Design e consultoria de Pedro Bidarra. Um trabalho que se iniciou com a RTP3 e que agora se estende também à RTP1.
Mas a história dos separadores não acaba aqui. A intenção é continuar a convidar outros artistas, realizadores, coreógrafos, músicos e muitos outros “actores” da cultura portuguesa para interpretar este conceito. E para que seja dada visibilidade a vários agentes culturais, está em cima da mesa a possibilidade de haver mudanças de separadores duas ou três vezes ao ano, e não apenas quando se mudam as grelhas no verão ou no inverno.
A mudança está ainda reflectida no site do canal que apresenta um novo ambiente gráfico, que se pretende ser mais moderno e em linha com a nova imagem que é mais global, mais coerente ao longo de todo o universo online da RTP e com um design adaptável aos vários tipos de dispositivos (desktop, tablet e smartphones).
De frisar que a homepage visa ser a montra de toda a oferta, com destaque para os conteúdos informativos. Com o o novo conceito ‘continua’, o canal quer mostrar que apesar de se mudarem os tempos e o Governo, a RTP estará sempre presente. Importante referir que este era um desejo antigo da administração liderada por Gonçalo Reis e que já estava a ser pensada desde o verão passado (Económico, jornalista Raquel Carvalho)

Sem comentários: