O número impõe respeito e é digno de
comemoração a sério. São 59 anos de vida que a RTP comemorou ontem, com uma
emissão especial e com a apresentação de uma mudança de imagem nos principais
blocos informativos da RTP1, uma nova assinatura do canal: RTP1 Continua, novos
logotipos, novos separadores, e novos cenários. Tudo para tornar o canal
público mais moderno.
O objectivo é aproximar a identidade do canal
um à da RTP3, e acabar com as disparidades no que respeita à identidade gráfica
entre canais. Mas não só. As mudanças visam igualmente vincar duas das
principais características da estação pública: estabilidade e solidez, e
mostrar que a RTP está na vanguarda da comunicação. A nova imagem e o novo site
querem revelar uma RTP atenta aos novos tempos e que se caracteriza por uma
busca contínua pela inovação, pela procura de talento, pelo futuro.
No contexto desta mudança, o canal convidou o
artista Vhils a interpretar este conceito, dando asas à sua imaginação nos
separadores de emissão. Ao todo são sete, cada um com 12 segundos.
Durante esse tempo, é possível apreciar a sua
arte e talento, num trabalho desenvolvido em conjunto com o realizador João
Pedro Moreira e pela equipa da RTP, que inclui produtores, técnicos, designers
e sonoplastas. E como foi isso feito? Através de uma técnica
de ‘iluminação’ dinâmica das imagens criadas por Vhils e pela sua sobreposição
a imagens em movimento.
O objectivo foi captar as atmosferas e as
imagens que contextualizam a RTP, passando a ideia de continuidade. Dessa
forma, vai-se ao encontro da nova assinatura do canal RTP1 Continua e do novo
sistema de identidade visual, num projecto integrado da RTP desenvolvido em
parceria com a AC Brand Design e consultoria de Pedro Bidarra. Um trabalho que
se iniciou com a RTP3 e que agora se estende também à RTP1.
Mas a história dos separadores não acaba aqui.
A intenção é continuar a convidar outros artistas, realizadores, coreógrafos,
músicos e muitos outros “actores” da cultura portuguesa para interpretar este
conceito. E para que seja dada visibilidade a vários agentes culturais, está em
cima da mesa a possibilidade de haver mudanças de separadores duas ou três
vezes ao ano, e não apenas quando se mudam as grelhas no verão ou no inverno.
A mudança está ainda reflectida no site do
canal que apresenta um novo ambiente gráfico, que se pretende ser mais moderno
e em linha com a nova imagem que é mais global, mais coerente ao longo de todo
o universo online da RTP e com um design adaptável aos vários tipos de
dispositivos (desktop, tablet e smartphones).
De frisar que a homepage visa ser a montra de
toda a oferta, com destaque para os conteúdos informativos. Com o o novo conceito ‘continua’, o canal quer
mostrar que apesar de se mudarem os tempos e o Governo, a RTP estará sempre
presente. Importante referir que este era um desejo
antigo da administração liderada por Gonçalo Reis e que já estava a ser pensada
desde o verão passado (Económico, jornalista Raquel Carvalho)
Sem comentários:
Enviar um comentário