Em Agosto de 2009, os anunciantes portugueses colocaram cerca de 2,5 milhões de inserções publicitárias nos cinco principais meios above the line (televisão, rádio, imprensa, cinema e outdoor). Este valor representou uma descida mensal de 4.7% e homóloga de 0.3%. É de salientar que o período de recolha da informação relativa a Agosto de 2009 não está ainda concluído para todos os meios (ver nota da situação verificada em Agosto). A Procter & Gamble subiu cinco lugares para a liderança da tabela dos maiores investidores em publicidade com um share of voice de 5.9% face ao total do mercado publicitário e de 11.7% relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes do mês.A L'Oreal Portugal desceu uma posição para segundo, com um share of voice de 5.4% face ao total do mercado publicitário e de 10.8% face ao total dos 20 mais. A TMN sobe seis posições para terceiro, responsável por 3.8% do investimento publicitário total e por 7.5% do colocado pelos 20 maiores anunciantes de Agosto. No seu conjunto, os 20 maiores anunciantes colocaram metade (50.2%) do valor publicitário registado em Agosto de 2009, em preços de tabela. Entre os 20 maiores investidores publicitários, encontramos 8 empresas da área do grande consumo, 5 das telecomunicações, 3 das bebidas e refrigerantes, 2 da distribuição e 2 empresas de outros sectores. Os maiores investidores privilegiaram, mais do que a média, a televisão - para onde canalizaram 91.0% dos seus budgets. Para o outdoor dirigiram 3.8%, à imprensa atribuíram 3.2%, à rádio 1.3% e ao cinema 0.8%. De Janeiro a Agosto de 2009, a maior fatia do investido a preços de tabela foi dirigida à televisão, com 73.5%. A imprensa captou 15.3% dos montantes totais, cabendo 11.2% aos restantes meios analisados pela MediaMonitor.
Esta análise foi realizada com recurso ao software MMW/Admonitor da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1 e 31 de Agosto de 2009 (fonte: Marktest.com, Outubro de 2009)

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