quinta-feira, maio 22, 2008

Coisas sobre os combustíveis...

Galp lucra 1,2 milhões por dia
Fiquei a saber pelo Correio da Manhã, num texto da jornalista Raquel Oliveira, que "a Galp Energia registou um lucro no primeiro trimestre deste ano de 109 milhões de euros, ou seja, 1,2 milhões de euros por dia. Os resultados foram apresentados pelo presidente da petrolífera, Ferreira de Oliveira, que aproveitou o encontro com os jornalistas para explicar que não é a empresa que faz os preços. "A Galp é um tomador de preços", sublinhou. 'São excelentes resultados', admitiu o presidente da Galp, apesar das contas revelarem uma queda nos lucros de 8,4 por cento face a igual período de 2007, que só não foi maior devido às vendas de exploração e aos resultados da venda de gás. O mercado nacional registou uma quebra no consumo de gasolina da ordem dos 7,4 por cento e de 2 por cento no gasóleo. O presidente da Galp aproveitou para explicar que os preços (a que vende aos clientes) são ditados pelo mercado. 'Temos aumentado abaixo do mercado internacional', sublinhou. A grande diferença está na carga fiscal aplicada em Portugal que 'gostaria que baixasse'. Quanto ao facto de os supermercados venderem mais barato, Ferreira de Oliveira sublinhou que 'os preços à saída da refinaria são iguais' mas que estes operadores vão buscar a margem dos combustíveis 'a outros produtos'. Em termos globais, as marcas brancas (vendidas em superfícies comerciais) representam já um terço do mercado, isto é, cerca de 32 por cento". Ou seja, o povo que aperte o cinto ou que se jogue da ponte abaixo, mas quanto aos lucros, vulgo encher a pança até fartar vilanagem, isso nunca pode ser posto em causa. São as regras do mercado meu "burro", gritarão alguns! Ok, direi, são as virtudes do tal mercado aberto... Povo enganado, isto resolve-se com revolta, na rua.
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Aviação: American Airlines vai cobrar 15 dólares por primeira mala de bagagem - A companhia aérea American Airlines, a maior do sector nos Estados Unidos, vai começar a cobrar 15 dólares, cerca de 9,5 euros, pela primeira mala despachada no "check-in". A partir de Junho, aos passageiros dos voos domésticos será cobrado aquele valor, sendo que ficarão isentos os passageiros de voos internacionais e os que viajam frequentemente na American Airlines. A empresa justifica esta medida como uma forma de lidar com a crise causada pelos constantes aumentos do preço do petróleo. Depois do anúncio, as acções da AMR, proprietária da companhia, caíram mais de 24 por cento. No mês passado, a American Airlines já tinha seguido o exemplo de outras companhias norte-americanas que decidiram cobrar 25 dólares (15,9 euros) aos passageiros que viajam com uma segunda mala. A American Airlines é a primeira companhia norte-americana a cobrar pela primeira peça de bagagem despachada no "check-in".
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Sector da pesca pára por causa da subida dos combustíveis - O sector da pesca vai parar por tempo indeterminado a partir do dia 30 de Maio. Os armadores acusam o Governo de não atribuir os mesmos subsídios concedidos por outros governos europeus (veja aqui o video da notícia da RTP)
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Armadores da Pesca vão parar barcos - Os barcos ficam em terra a partir do próximo dia 30, por tempo indeterminado. Os pescadores queixam-se do preço do gasóleo e da falta de apoios do Governo (veja aqui o video da notícia da RTP)
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TAP aumentou as taxas de combustível - A TAP aumentou as taxas de combustível em três euros nos voos para a Europa (médio curso) e em dez euros nos voos intercontinentais (longo curso), disse à agência Lusa fonte oficial da companhia aérea. Nos voos efectuados dentro da Europa (médio curso), a taxa de combustível aumenta de 29 para 32 euros, naquele que é o segundo aumento deste ano.Nos voos de longo curso (Brasil, Estados Unidos, Venezuela e África), a taxa de combustível sobe de 100 para 110 euros, sendo o quarto aumento registado desde o início de 2008. A taxa de combustível foi criada em Agosto de 2004 (veja aqui o video da notícia da RTP)
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Preços dos combustíveis em debate no Parlamento - A economia foi o tema escolhido pelo primeiro-ministro para o debate quinzenal. José Sócrates vai explicar a revisão em baixa da taxa de previsão de crescimento económico (veja aqui o video da notícia da RTP)
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Li no jornal Publico, um interessante "Perguntas & Respostas" sobre este tema, que recomendo aos mais inetressantes no tema: Porque pagamos os combustíveis mais caros- Temos de nos preparar para o petróleo a 200 dólares o barril, como prevêem alguns estudos? A ameaça não é nova. Há vários anos que o ritmo de crescimento do consumo mundial excede o da produção - é esse desencontro que preocupa os especialistas e anima os especuladores. As explicações multiplicam-se e a mistura de factores do lado da produção e do consumo é crítica. O argumento mais sensível de dirimir é o de que a produção não sobe mais porque as reservas reais existentes já não permitem (as verdadeiras reservas de petróleo são o segredo mais bem guardado dos países produtores).

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