sexta-feira, janeiro 04, 2008

Sistema Urbano: Áreas de Influência e Marginalidade Funcional - Região de Lisboa e Vale do Tejo

Com este título - "Sistema Urbano: Áreas de Influência e Marginalidade Funcional - Região de Lisboa e Vale do Tejo" - publicou no ano passado o INE uma publicação que aparentemente não diz respeito à Madeira. Contudo, recomendo que a mesma seja guardada pelos interessados dado que constatei que nele são consideradas a Região de Lisboa e Vale do Tejo e a Madeira. Segundo o INE, "este estudo tem como principal objectivo a caracterização do(s) sistema(s) urbano(s) do território continental e da Região Autónoma da Madeira, através da análise da hierarquia dos centros urbanos e das interacções que entre eles se estabelecem com vista à aquisição de bens e serviços. Adicionalmente, procura caracterizar os níveis de marginalidade funcional dos territórios para um conjunto de bens e serviços de diversas áreas. Procura-se atingir este objectivo geral através de diversas etapas:
·Construção de uma hierarquia de funções de acordo com a raridade das mesmas;
·Construção de um índice de centralidade dos centros urbanos, de acordo com as funções que prestam;
·Delimitação das áreas de influência dos centros urbanos, quantificando as mesmas em termos de número de freguesias, população e área;
·Quantificação da marginalidade funcional dos territórios, analisando, quer a dotação das funções tendencialmente universalizáveis, quer o grau de marginalidade funcional dos territórios, face a funções mais especializadas. O trabalho do INE está disponível aqui, para download.

Sem comentários: