quinta-feira, janeiro 31, 2008

Portugueses concordam com localização do novo aeroporto

Inquiridos pelo Fonebus da Marktest entre os dias 15 e 18 de Janeiro de 2008, a maioria dos habitantes de Portugal Continental com mais de 18 anos declarou estar de acordo com a decisão governamental de localizar o novo aeroporto de Lisboa em Alcochete. Quando confrontados com a pergunta "Concorda ou não com a decisão do Governo de construir o novo Aeroporto de Lisboa em Alcochete?", 59% dos inquiridos afirmou estar de acordo, 18% disse não concordar com esta decisão, havendo ainda 23% que não respondeu ou não soube responder à questão.

Nos diferentes grupos entrevistados as respostas a esta questão foram bastante homogéneas. Observando os dados tendo tendo em conta a idade do entrevistado, verifica-se que é entre a população com mais de 35 anos que esta questão suscita maior dúvida, com 30% a não responder ou não saber responder. Ainda assim, nesta faixa etária, 54.7% concorda com a decisão de localuzar o aeroporto em Alcochete. Por regiões, observa-se que os maiores defensores desta decisão residem no Sul. De facto, nesta região, 77% concorda com a decisão de construir o aeroporto em Alcochete, 18.4% não sabe ou não responde e apenas 3.9% não concorda. Já as regiões do Grande Porto e do Litoral Norte foram as únicas em que o "sim" a esta localização não alcançou maioria. No Litoral Norte apenas 48.8% disse concordar com a decisão governamental de construir o novo aeroporto de Lisboa em Alcochete, 21.1% disse não concordar e 30.1% não soube responder ou não respondeu à questão. No Grande Porto, 45.5% está de acordo, 27.5% não concorda e 26.9% não sabe ou não responde.

Este estudo foi realizado no Fonebus da Marktest, entre os dias 15 e 18 de Janeiro de 2008. (fonte: Marktest, Janeiro de 2008)

Sem comentários: