quarta-feira, janeiro 02, 2008

Opinião: "Publicidade ao gosto de cada um no online"

A jornalista Inês Sequeira é a autora, no suplemento "Digital" do jornal Publico, de um trabalho sobre o futuro da publicidade: "O forte crescimento do negócio publicitário online é crucial para qualquer empresa que faça depender a sua sobrevivência da Web. A importância da publicidade, num universo onde os conteúdos de acesso gratuito estão hoje em franca maioria, é muito superior ao que acontece fora da Rede: os anúncios servem de ganha-pão a motores de busca (Google ou Yahoo, entre outros), a sites de notícias, a redes sociais da Web 2.0, a novos serviços de televisão online (como o Hulu)... Em contrapartida, o investimento das grandes marcas na Internet é ainda pequeno, quando comparado com meios tradicionais, mas cresce a maior velocidade. Os gastos médios de marketing praticados na Europa, no que respeita aos orçamentos para o online, equivalem em média a seis por cento do investimento total. Nos EUA, prevê-se que a Internet irá significar 13,5 por cento do esforço financeiro das marcas em 2009, ultrapassando os jornais". Recomendo.

Sem comentários: