sábado, junho 04, 2022

Estrangulamentos de combustíveis, racionamentos de gás: o mundo pode estar a caminhar para uma crise energética estilo anos 70, ou pior



A economia global tem, em parte, conseguido resistir ao aumento dos preços da energia. Mas os preços poderão continuar a subir para níveis insustentáveis com as sanções russas. Escassez da oferta poderá levar a escolhas difíceis, incluindo racionamentos. O mundo está a lutar com picos de preços de energia que desafiam a gravidade em tudo, desde gasolina e gás natural até ao carvão. Há quem receie que isto possa ser apenas o princípio. Autoridades atuais e antigas do setor da energia dizem à CNN que receiam que a invasão russa da Ucrânia, na sequência de anos de falta de investimento no sector energético, tenha remetido o mundo para uma crise que irá rivalizar ou mesmo ultrapassar as crises petrolíferas dos anos 70 e início dos anos 80. E ao contrário daqueles episódios infames, este não está circunscrito ao petróleo.

“Agora temos uma crise petrolífera, uma crise do gás e uma crise da eletricidade ao mesmo tempo”, disse Fatih Birol, chefe do grupo de supervisão da Agência Internacional de Energia (AIE), numa entrevista publicada esta semana no jornal Der Spiegel. "Esta crise energética é muito maior do que as crises petrolíferas dos anos 70 e 80. E irá provavelmente durar mais tempo". Até agora, a economia global tem, em grande parte, conseguido resistir ao aumento dos preços da energia. Mas os preços poderão continuar a subir para níveis insustentáveis à medida que a Europa tenta desmamar do petróleo e, potencialmente, do gás russo. A escassez da oferta poderá levar a algumas escolhas difíceis na Europa, incluindo racionamento.

Joe McMonigle, secretário-geral do Fórum Internacional da Energia, disse concordar com esta previsão deprimente da AIE. "Temos um problema grave em todo o mundo para o qual penso que os decisores políticos estão apenas a acordar. É uma espécie de tempestade perfeita", disse McMonigle, cujo grupo serve de intermediário para as nações produtoras e consumidoras de energia, numa entrevista telefónica à CNN. A extensão dessa tempestade perfeita - subinvestimento, forte procura e ruturas de oferta causadas pela guerra - terá consequências de grande alcance, potencialmente ameaçando a recuperação económica da Covid-19, exacerbando a inflação, alimentando a agitação social e minando os esforços para salvar o planeta do aquecimento global.

Birol alertou para os estrangulamentos no abastecimento de gasolina e gasóleo, especialmente na Europa, bem como o racionamento de gás natural no próximo Inverno na Europa.

"É uma crise para a qual o mundo está terrivelmente mal preparado", disse Robert McNally, que serviu como conselheiro energético de topo do ex-Presidente dos EUA George W. Bush. Não só os preços da energia estão muito elevados, como a fiabilidade da rede elétrica está a ser posta em causa pelas temperaturas extremas e pela seca severa. Um regulador da rede elétrica dos EUA advertiu no mês passado que partes do país poderiam enfrentar escassez de eletricidade e mesmo apagões este Verão.

"Os nossos receios confirmaram-se".

O antigo conselheiro de energia de Obama, Jason Bordoff, e a professora Meghan O'Sullivan, da Universidade de Harvard, escreveram um artigo na The Economist no final de Março, avisando que o mundo estava na auge do “que pode tornar-se a pior crise energética desde os anos 70”. “Desde que escrevemos isso, os nossos receios confirmaram-se”, disse Bordoff, co-fundador da Columbia Climate School, à CNN.

É claro que existem diferenças fundamentais entre o presente e a década de 1970. Os preços não dispararam tanto como na altura e os decisores políticos não recorreram a medidas extremas como o controlo dos preços. "Se recorrêssemos a controlos de preços e a limites máximos de preços, então poderíamos ter carências", disse McNally.

Quando a guerra começou, o Ocidente procurou evitar visar diretamente o abastecimento energético da Rússia, porque era simplesmente demasiado crítico para os mercados globais. A Rússia não é apenas dos maiores exportadores de petróleo do mundo, mas é o maior exportador de gás natural e um grande fornecedor de carvão.

Mas à medida que a brutalidade da guerra se tornou clara para o mundo, a abordagem de “mãos livres” não durou muito, com os Estados Unidos e outros países a proibirem as importações de energia russas. A Rússia retaliou contra as sanções ocidentais, restringindo ou mesmo suspendendo o envio de gás natural para vários países europeus. A União Europeia anunciou esta semana planos para eliminar gradualmente 90% das importações de petróleo russo até ao final do ano. Esta medida levantou o espectro de novas retaliações por parte da Rússia. Esta situação só agravou o défice de abastecimento nos mercados energéticos, que já estavam apertados. "Ainda não vimos como esta crise energética se vai agravar", disse Bordoff.

Os preços da gasolina nos EUA já subiram 52% no último ano, atingindo níveis recorde, enfurecendo o público e contribuindo para a crise de inflação da nação. Os preços do gás natural, combustível vital para aquecer casas e alimentar a rede elétrica, quase triplicaram ao longo do último ano nos Estados Unidos. Os preços do gás natural dispararam ainda mais na Europa, embora estejam bem longe dos seus piores níveis.

“Putin acabou de nos levar lá mais depressa''

A atual agitação energética não é simplesmente o resultado da guerra na Ucrânia. É também o subproduto do investimento na prospeção de petróleo e gás natural, que estão a esgotar recursos e que exigem enormes somas de dinheiro apenas para manter a sua produção, e muito mais para a aumentar. O investimento a montante no sector do petróleo e do gás situava-se em apenas 341 mil milhões de dólares em 2021, 23% abaixo do nível pré-Covid de 525 mil milhões de dólares e muito abaixo do recente pico de 700 mil milhões de dólares em 2014, de acordo com o IEF. Este défice de investimento foi provocado por uma série de fatores, incluindo um impulso entre investidores e governos para apostar em energias limpas, o futuro incerto dos combustíveis fósseis e anos de preços do petróleo fracos e voláteis.

"Devido ao desejo de reduzir as emissões de carbono, temos muito menos apetite para investir em hidrocarbonetos. E isso agrava a volatilidade dos preços e torna mais difícil resolver o lado da oferta", disse Francisco Blanch, diretor de matérias-primas globais do Bank of America.

A Europa já estava a braços com uma crise energética no ano passado e os preços do gás natural, carvão e petróleo estavam elevados muito antes de os primeiros tanques russos terem começado a rolar para a Ucrânia. "De qualquer modo, estávamos a caminhar para uma crise. Putin acabou de nos levar lá mais depressa e mais incisivamente", disse McNally, que é agora o presidente da empresa de consultoria Rapidan Energy Group.

Escassez e linhas de gás?

A crise petrolífera de 1973 foi marcada por filas de horas nas estações de serviço, escassez de combustível e pânico. Especialistas disseram que hoje em dia se preocupam novamente com a escassez de combustível, embora vejam isso como um risco maior na Europa do que nos Estados Unidos. “A escassez de combustível é um problema global. Vão ver isso muito em breve, embora talvez não nos EUA”, disse Francisco Blanch do Bank of America.

Blanch disse que pensa que este risco é menor nos Estados Unidos porque o país continua a ser um dos maiores produtores de petróleo do planeta e é um grande exportador de energia. A Europa, por outro lado, está mais dependente do petróleo e do gás natural estrangeiros - especialmente da Rússia. O chefe da AIE alertou para o racionamento de gás natural na Europa, que está fortemente dependente da Rússia para o gás. Blanch observou que os preços altíssimos do gás natural já encerraram fábricas na Europa. "A Europa já está em modo de racionamento de gás natural", disse.

"Temos de ter cuidado com isto"

Peritos em energia disseram à CNN que estão preocupados com os decisores políticos globais que estão a gerir mal a crise climática, concentrando-se demasiado na redução do abastecimento e não o suficiente na redução do apetite mundial por combustíveis fósseis. "Não estamos a fazer quase nem o suficiente para reduzir a procura de hidrocarbonetos de acordo com os nossos objetivos climáticos", disse Bordoff. Concentrarmo-nos apenas num dos lados da equação faz correr o risco não só de picos de preços, mas também de agitação social e de afastar o público da ação climática.

"Temos de ter cuidado com isto porque se permitirmos que o público relacione os preços elevados da energia com a transição energética, estamos condenados", disse McMonigle. "Vai perder-se essencialmente o apoio do público, provavelmente de modo permanente".

McMonigle exortou os governos a enviar sinais aos investidores de que não só é correto continuar a investir em combustíveis fósseis, como é "necessário" para a economia mundial e o progresso na transição energética. Mas mesmo que os decisores políticos convencessem os investidores a aumentar o investimento, isso levaria tempo considerável a resultar em mais abastecimento.

O que poderia acabar com a crise energética É claro que ninguém pode dizer com certeza como tudo isto irá decorrer. E pode haver surpresas que facilitem a resolução da rutura de abastecimento. Por exemplo, um avanço diplomático que acabe com a guerra na Ucrânia e permita que as sanções da Rússia sejam levantadas seria uma grande mudança no jogo.

Birol disse que outras surpresas que aliviariam a crise energética incluem um acordo nuclear iraniano, um abrandamento económico mais profundo na China ou um acordo da Arábia Saudita e outros produtores da OPEP para aumentar a produção de petróleo. E reiterou também que os governos estão prontos a libertar mais reservas de emergência de petróleo. Contudo, mesmo a libertação recorde de reservas de emergência dos EUA teve apenas um impacto modesto e fugaz nos preços dos combustíveis. Em março, a AIE também instou governos de todo o mundo a considerarem medidas drásticas para reduzir a procura de petróleo, incluindo a redução dos limites de velocidade nas autoestradas, o trabalho a partir de casa até três dias por semana sempre que possível e os domingos sem carros nas cidades. Há pelo menos um outro desenvolvimento que tem estado ultimamente na linha da frente e que iria aliviar a crise energética: uma recessão económica, ou pelo menos uma que seja suficientemente profunda para causar o colapso da procura… (CNN, texto do jornalista Matt Egan)

Sem comentários: