domingo, junho 05, 2022

3 razões para os preços elevados do petróleo estarem aqui para ficar

Os preços do petróleo voltaram a subir até onde estavam nos primeiros dias da guerra da Ucrânia, e não há qualquer perspectiva de alívio significativo para os condutores e empresas em breve. O preço do petróleo bruto Brent, a referência mundial, subiu para além dos 124 dólares por barril no início desta semana - o seu nível mais alto desde o início de março - depois de a União Europeia ter anunciado que iria cortar 90% das suas importações de petróleo russo até ao final deste ano. Desde então, os preços baixaram ligeiramente para cerca de 117 dólares, em grande parte devido às expectativas de que a OPEP irá bombear mais petróleo, mas não o suficiente para aliviar a dor sentida pelos consumidores na bomba, ou para acalmar a inflação global desenfreada. O embargo da UE e uma recuperação da procura na segunda maior economia do mundo irá mantê-los elevados. Matt Smith, analista líder de petróleo para as Américas da Kpler, uma empresa de análise, disse à CNN Business que "os preços do petróleo com três dígitos" devem manter-se. "Se a procura chinesa voltar a rugir após os confinamentos e a Rússia continuar a ver a produção cair, então um novo teste do máximo de 139 dólares visto no início do ano não está fora de hipótese", disse ele.

A Europa abandona o petróleo da Rússia

Mesmo quando a inflação em alta e o crescimento lento aumentam o espectro da recessão, é pouco provável que a procura global de petróleo caia o suficiente para amolgar os preços, como aconteceu em 2008.

"A preocupação desta vez é - porque se trata de uma questão do lado da oferta - que mesmo que nos dirijamos para uma recessão ... podemos não ver necessariamente os preços a descer substancialmente na bomba", disse Smith. A União Europeia adoptou formalmente na sexta-feira o seu embargo petrolífero, parte de um sexto pacote de sanções impostas a Moscovo pela sua invasão da Ucrânia. A maioria dos países da UE tem agora seis meses para eliminar gradualmente as importações de crude russo, e oito meses para todos os outros produtos petrolíferos.

Por agora, disse Smith, o bloco continuará provavelmente a comprar algum petróleo da Rússia, mas tem vindo a fazer compras a fornecedores alternativos. Segundo dados da Kpler, as importações de petróleo bruto de Angola triplicaram desde o início da guerra, enquanto os volumes brasileiros e iraquianos aumentaram 50% e 40%, respetivamente.

O abastecimento de petróleo em locais mais distantes manterá os preços elevados, disse Roslan Khasawneh, analista sénior da Vortexa, uma empresa de dados energéticos, à CNN Business. "Um impacto directo disto é o custo mais elevado do frete devido às viagens de longo curso, e por sua vez, os custos de entrega do petróleo", disse ele. Os governos podem fazer algumas coisas para aliviar os preços, incluindo oferecer subsídios de combustível e limitar os preços na bomba. Mas o que o mundo precisa realmente para baixar os preços - muito mais oferta - é difícil de obter.

Alternativas insuficientes

No ano passado, a Rússia, foi responsável por 14% do fornecimento global de petróleo, segundo a Agência Internacional de Energia, e as sanções do Ocidente à Rússia já estão a criar uma lacuna significativa no mercado. A Rússia cortou quase 1 milhão de barris por dia de produção de petróleo em abril, o que poderá atingir cerca de 3 milhões de barris por dia durante a segunda metade de 2022, de acordo com a AIE.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e os seus aliados, um grupo conhecido como OPEP+, concordaram na quinta-feira em bombear mais 648.000 barris de crude por dia no mercado global em Julho e Agosto - mais 200.000 do que o planeado - num acordo que incluía a Rússia.

A AIE prevê que a produção global de petróleo, excluindo a Rússia, deverá aumentar mais de 3 milhões de barris por dia durante o resto deste ano, equilibrando o impacto das sanções. Mas Smith pensa que isto poderá ser difícil de conseguir. Mesmo antes da guerra na Ucrânia, disse ele, os produtores de petróleo estavam a reduzir o investimento na produção à medida que se orientavam para as energias renováveis. E a OPEP tem os seus limites.

"A OPEP+ já está a lutar para acompanhar o ritmo do actual acordo - mesmo os principais membros da OPEP como a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e o Kuwait exportaram consideravelmente menos no mês passado do que em Abril", disse ele.

Giovanni Staunovo, um estratega do banco de investimento UBS, disse numa nota de quinta-feira que "muitos estados membros da OPEP+ já atingiram os seus limites de capacidade". "Isso significa que os aumentos efectivos da produção serão provavelmente cerca de metade do aumento alvo", disse ele.

Forte procura global

Durante meses, os confinamentos do coronavírus em Xangai e Pequim e outras grandes cidades chinesas têm prejudicado a procura na maior nação importadora de petróleo do mundo. Mas à medida que o governo chinês começa a desanuviar essas restrições, o aumento da procura pode fazer subir os preços. A China poderia também aumentar ainda mais as importações de petróleo da Rússia.

A Vortexa estima que a China importou 1,1 milhões de barris por dia de petróleo russo por via marítima em maio, o que representa um aumento de cerca de 37% em relação à média do ano passado. Smith disse que não esperava que a procura na China "renascesse" devido à sua abordagem faseada de levantamento de restrições. Mas "a maior influência de baixa nos preços foi eliminada, daí mais uma razão para esperar ver os preços a avançar", disse ele.

A procura de combustível nos Estados Unidos também provou ser bastante resistente, apesar de os preços terem sido bastante elevados. Na semana anterior, a quantidade de gasolina vendida nos postos de gasolina dos EUA caiu apenas 5% em comparação com a mesma semana de há um ano, segundo a OPIS, que regista os preços da gasolina e os dados de consumo. Este modesto decréscimo aconteceu quando o preço médio nacional aumentou mais de 50% ao longo do ano (CNN. texto da jornalista Anna Cooban - Chris Isidore e Mark Thompson contribuíram para este artigo)

Sem comentários: