segunda-feira, setembro 26, 2016

Opinião: PSD-Madeira vai acelerar revisão do Estatuto da RAM. Existirão condições políticas?

A Comissão Política do PSD-Madeira decidiu na sua última reunião, continuar com a Revisão do Estatuto Político-Administrativo da RAM, considerando que esse poderá ser um dos grandes momentos da sessão legislativa que se inicia no próximo mês. O problema é que não sei se esta matéria está a ser usada como uma espécie de bandeira para fins eleitorais e de imagem pública. Se assim for é um erro, porque votos não dará nem um que seja.
A opinião pública não valoriza este tema quando há outras prioridades em cima da mesa.
Isto não tem nada a ver com a necessidade do Estatuto ser melhorado, porque está desactualizado. Não vejo muito sinceramente qual o espaço de manobra - se é que ele existe - para que deste processo resultem avanços em termos de afirmação autonómica.
O problema, e não desisto de pensar assim, é que reafirmo que não existem condições políticas nacionais (e também regionais) para que essa revisão se faça tranquilamente, para que se construam consensos e para que no final deste processo a Madeira fique a ganhar alguma coisa. Acresce que no caso da RAM, vamos caminhar aceleradamente, a partir de Outubro para uma efectiva bipolarização político-partidária efectiva, determinada pelo confronto eleitoral de Setembro das autárquicas de 2017, o que em nada ajuda a construção de consensos seja em torno de que temática for, porque os partidos temem que esse tipo de iniciativa possa ter um custo eleitoral.

Passar para o papel apressadamente algumas propostas sobre o sistema político - com as quais concordo incondicionalmente - provavelmente para fazer esquecer - mas não faz esquecer - outros insucessos noutros domínios e envolvendo outras bandeiras eleitorais, parece-me arriscado.
É sabido que o documento que vier a ser aprovado pelo parlamento regional tem que ser obrigatoriamente apresentado em Lisboa, na Assembleia da República - é apenas ela quem tem competência constitucional para aprovar uma nova versão do Estatuto.
Muito sinceramente acha o PSD da Madeira que neste momento,  cada vez mais radicalizado na política nacional, existem condições políticas concretas para que PSD, CDS e PS, por exemplo, cheguem a um acordo sobre as questões essenciais? Falo, repito, de condições políticas e parlamentares, quando a radicalização começa a ser mais do que óbvia. Além disso, e no quadro da chamada geringonça, desconheço o que Bloco e PCP pensam sobre o tema, pelo que o poder de decisão do PS, também nesta matéria, não é muito e pode estar muito condicionado por factores exógenos. O PS não colocará nunca em causa a estabilidade da coligação de esquerda muito menos por causa do estatuto da Madeira. Ainda por cima quando Alberto João Jardim já está retirado da política activa, o quie retira muita da argumentação que era usada pela oposição quando ele estava em funções.
Na declaração à imprensa foi garantido que o PSD-Madeira pretende cumprir com os seus compromissos eleitorais, nomeadamente “clarificar as competências legislativas da Região, criar um sistema fiscal próprio e competitivo, reforçar a partilha do Domínio Público Marítimo entre o Estado e a Região, reenquadrar a relação institucional entre Estado e Região, aprofundar o sistema de incompatibilidades e de impedimentos, criar um registo de interesses e limitar o número de mandatos do Presidente do Governo Regional.
Pessoalmente não tenho rigorosamente nada a opor. Não acredito que em relação a alguns dos itens atrás referidos os partidos nacionais estejam dispostos a ceder à RAM seja o que for.
E parece-me que se deste processo, por exemplo – cenário que até pode ser possível – resulte uma perda de competências, sobretudo devido a influências do passado, os custos desse desfecho seriam politicamente catastróficos. Por isso, sem colocar em causa a necessidade evidente de actualizar e modernizar o Estatuto, receio que o processo se transforme numa espécie de montanha a parir um rato. Sobretudo em Lisboa (Assembleia da República). Oxalá me engane (LFM)

Sem comentários: