sexta-feira, outubro 15, 2021

Suicídio tem vindo a diminuir mas taxa em Portugal ainda é das mais altas do sul da Europa



Em 2019, suicidaram-se em Portugal quase três pessoas por dia. Mas pensa-se que possam ter sido ainda mais, uma vez que os suicídios nem sempre são devidamente registados. E vários estudos indicam que o número de tentativas é cerca de 25 vezes superior ao número de suicídios. No mês da Prevenção do Suicídio, falamos dos números sobre esta realidade. Jornalismo. O tema do suicídio é delicado e os desafios e batalhas na vida de cada pessoa podem levar, em certos contextos, a momentos de profundo desespero e dor. Além do vídeo em que falamos sobre os números desta realidade, deixamos aqui alguns conselhos dados pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Se suspeitar que alguém tem pensamentos suicidas:

Não ignore. O suicídio é evitável: esteja atento aos sinais de alerta. Leve-os a sério. Não assuma que os pensamentos e sentimentos suicidas são meras chamadas de atenção ou manifestações inconsequentes. Pensamentos e sentimentos suicidas são sinais de grande sofrimento emocional e de que a pessoa precisa de ajuda, preferencialmente profissional.

SINAIS DE ALERTA

Se a pessoa...

Ameaçar suicidar-se

Procurar formas de cometer suicídio

Procurar aceder a comprimidos, armas ou outros meios com o propósito de se suicidar

Visitar locais que não constituem ambientes seguros ou estão associados a comportamentos suicidários

Dar/distribuir os bens pessoais

Organizar papéis e tarefas pessoais (por exemplo, pagar créditos)

Despedir-se de familiares e amigos

Sentir desespero e falta de esperança

Sentir-se inútil e um fardo para os outros

SE TIVER PENSAMENTOS SUICIDAS

Peça ajuda. Partilhe com alguém o que está a sentir. Falar com um familiar ou amigo de confiança pode ajudar a sentir-se menos sozinho/a e a obter ajuda

Em caso de emergência ligue o 112 - (INEM)

Em situação de crise ligue 808 24 24 24 (Serviço de Aconselhamento Psicológico da Linha SNS24)

Saiba que não está sozinho/a e que tal como outros pensamentos e sentimentos, também estes não são para sempre e podem ser ultrapassados

Respire profundamente e deite ar fora durante mais tempo do que leva a inspirar. A respiração pode ajudar a sentir-se mais calmo/ (Expresso)

Sem comentários: