quarta-feira, julho 08, 2020

Abertura de fronteiras: Bélgica e Escócia dão sinal laranja, Finlândia mostra cartão vermelho a Portugal

Em matéria de reabertura de fronteiras a Portugal e critérios de avaliação para quem viaja a partir de Portugal, esta quarta-feira, não tem um saldo positivo. Enquanto a Bélgica e a Escócia optaram por colocar o nosso país sob a vigilância de um semáforo laranja – países para os quais as viagens são autorizadas, mas as pessoas serão sujeitas a teste ou terão de cumprir um período de quarentena – a Finlândia não mostrou qualquer abertura e excluiu Portugal da lista dos países europeus com permissão para entrar no país. Assim, os viajantes que cheguem à Bélgica provenientes de Portugal poderão ter de ser testados à covid-19 ou cumprir um período de quarentena por virem de um “país de risco”. Segundo informação do Ministério dos Negócios Estrangeiros belga, a lista oficial, feita em estilo de semáforo, inclui Portugal – juntamente com Espanha, Grécia, Chipre, Dinamarca, Reino Unido e Islândia – no grupo laranja: países para os quais as viagens são autorizadas, mas as pessoas serão sujeitas a teste, terão de cumprir um período de quarentena ou outra medida a adotar pelas autoridades belgas. As viagens não essenciais estão proibidas para os países do grupo vermelho: Finlândia, Irlanda, Malta e Noruega.
A lista, sujeita a revisões, dá luz verde (viagens sem restrições) à Alemanha, Áustria, França, Hungria, Itália, Luxemburgo, Letónia, Croácia, Holanda, Polónia, Roménia, Eslováquia, Suécia, Liechtenstein, Lituânia, Estónia, Bulgária, República Checa, Eslovénia e Suíça. Já a Escócia anunciou, no dia de hoje, que Portugal e Espanha foram excluídos da lista de 39 países isentos de quarentena na chegada à Escócia.

A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, deu ainda nota de que também estão incluídos a França, Alemanha, Grécia, Holanda, tendo acrescentando que “esta foi uma decisão muito difícil, mas espero ter mostrado hoje, foi feita com base em evidências e motivada apenas pela determinação em proteger a Escócia o mais possível de um ressurgimento deste vírus”.
Os países isentos foram seleccionados tendo em conta a reduzida taxa de infecção com o coronavírus, explicou durante a conferência de imprensa diária sobre a crise, e adiantou que a lista será revista a 20 de Julho.
Recorde-se que o governo britânico anunciou na sexta-feira passada uma lista mais extensa de países isentos da quarentena de 14 dias actualmente aplicada a todas as chegadas do estrangeiro, mas só afeta Inglaterra porque Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte têm autonomia em questões de saúde.
No caso da Finlândia o dia de hoje foi palco do anúncio de reabertura de fronteiras para turismo a 17 Estados europeus com baixas taxas de infeção por covid-19, excluindo dessa lista países como Portugal, Espanha, França ou Luxemburgo.
A medida entra em vigor em 13 de julho, altura em que serão levantadas as restrições para Estados europeus com uma taxa de infeção por covid-19, nos últimos 14 dias, de menos de oito por 100 mil habitantes, revelou o Governo finlandês em comunicado, citado pela agência AFP
A partir de 13 de julho serão ainda autorizadas viagens de negócios consideradas essenciais entre a Finlândia e países como a Argélia, Austrália, Japão, Nova Zelândia, Tunísia ou China. O país nórdico já tinha reaberto em 15 de junho as suas fronteiras para os países bálticos e para a maioria dos países nórdicos, à exceção da Suécia, que ainda tem uma taxa de infeção pelo novo coronavírus acima da média daquela região.
As autoridades finlandesas tinham anunciado em 23 de junho o fim das restrições a turistas de 12 países europeus considerados “seguros”, uma lista que foi hoje revista, e da qual saiu a Croácia.
Em 13 de julho a reabertura de fronteiras aplica-se aos Países Baixos, Bélgica, Itália, Áustria, Grécia, Malta, Alemanha, Eslováquia, Eslovénia, Hungria, Liechtenstein, Suíça, Chipre, Irlanda, Andorra, São Marinho e Vaticano.
O critério utilizado deixa de fora Portugal, Espanha e França, entre outros países. O país nórdico vai promover uma avaliação a cada duas semanas para determinar se outros países podem ser adicionados ou removidos daquela lista. Atualmente, cidadãos do espaço Schengen e do Reino Unido podem viajar para a Finlândia à procura de trabalho, por motivos familiares ou qualquer outro motivo considerado “essencial”. As autoridades locais anunciaram ainda o levantamento da maioria das restrições a bares e restaurantes, que reduziram a capacidade de ocupação, a partir de 13 de julho (ED)

Sem comentários: