terça-feira, abril 16, 2019

Nota: o vazio e as banalidades do costume do Bloco local

O Bloco de Esquerda na Madeira tem um piadão, Reparem bem que a campanha política bloquista  funciona em função da agenda mediática ou social, ou seja, a reboque dos temas que as redes sociais e os meios de comunicação social colocam na primeira linha da discussão. Os preços das viagens aéreas com o Continente é um deles. Se fosse a caça aos gambozinos lá estariam eles algures na serra perorando sobre o que mais interessaria às pessoas. Uma absoluta desnecessidade porque nada de novo dizem, não trazem rigorosamente contributo nenhum, pelo contrário, comportam-se com a hipocrisia do costume. E veremos os eleitores o que dirão quanto a isso, no momento próprio...
Hoje foram em romaria ao Aeroporto do Funchal reclamar - imaginem a novidade! - "serviço público nas ligações aéreas para o continente", cuja obrigação desapareceu das obrigações impostas à TAP devido à liberalização das ligações aéreas entre a RAM e o Continente, à aplicação do conceito da igualdade empresarial no sector e ao facto da TAP deixar de ser uma empresa pública (lembro que 61% da TAP foram vendidos a privados e que a geringonça reverteu em 2016 essa operação, por iniciativa do PS, apenas para "comer" o PCP e o Bloco, porque na realidade nada mudou, apesar do Estado ter mais de 50% do capital social da empresa onde não mete um tostão furado que seja, por estar proibido pelas regras europeias).

O Bloco reclamou também "preços fixos" nas viagens, sem dizer quais, mas escondeu que há um governo em Lisboa, a geringonça que em 2015 tomou o poder de assaltos, sem que nenhum dos seus membros tenha ganho eleições, um governo apoiado pelo Bloco que poderia alterar muitos dos procedimentos da TAP em relação à Madeira, aos madeirenses, ao roubo descarado com as tarifas, assim como nada denunciam junto de Bruxelas, por exemplo, para a eventualidade, mais do que certa, de estarmos perante um escandaloso financiamento indirecto e encapotado do Estado a companhias aéreas, incluindo TAP e SATA (com graves dificuldades financeira e em processo de privatização de 49% numa primeira fase...) algo que Bruxelas proíbe aos seus estados-membros.
Segundo a imprensa, Paulino Ascenção, líder do Bloco local,  lamentou os “valores absurdos e insuportáveis praticados pelas companhias aéreas nesta época alta, nas ligações aéreas entre a Madeira e o Continente, prejudicando turistas e madeirenses".
Nesta altura? Só nesta altura? Ou em praticamente todas as épocas do ano onde há mais procura? E o governo apoiado pelo Bloco, o tal governo geringonçado em Lisboa, não é um filhote da coligação PS-PCP-Bloco? Não é o Estado o dono da TAP, dado que detém mais de 50% do seu capital social? Então só finge que manda? Foi um chupa-chupa socialista para que PCP e Bloco fizessem o frete a alguns sindicatos insignificantes da empresa e viabilizassem assim a geringonçada?
Diz o coordenador do Bloco local  que a causa desta merda toda reside na liberalização da linha aérea, sendo por isso necessário voltar ao “modelo de serviço público”, Mas como? E quem é que decide isso? A Madeira? Não seja mentiroso. A Madeira não tem competências nessa matéria. Então, em vez das palhaçadas ao estilo do cházinho das cinco com os parceiros da geringonçada, toca a resolver o problema, começando por impor regras e tarifas na TAP, o que obrigaria as outras a irem por arrasto sob pena de acumularem prejuízos por não terem passageiros caso mantivessem as tarifas mais caras que a TAP? Acha que isso é possível? NUNCA, repito NUNCA vai acontecer nada disso porque a TAP é um embuste, um dos maiores embustes da geringonça.
Para além de  considerações absolutamente patéticas sobre liberalização versus tarifas, achei delirante o facto do líder dos bloquistas locais - líder até ver... - acusar o PSD, CDS e o PS de estarem “comprometidos com os accionistas privados”. Imaginem só, a TAP, alegadamente uma empresa pública, portanto tendo como dono o Estado gerido pelo governo socialista da geringonça apoiado por PCP e Bloco comporta-se assim porque PSD e CDS estão feitos com os privados. Porque? Porque foi a eles que o anterior governo da troika vendeu apressadamente os 61%? Mas não foi a geringonça PS-PC-Bloco que os manteve no comando da empresa depois da reversão sabendo que a gestão seria privada e que vai continuar a ser privada, ou seja, tudo isto graças a um acordo entre o governo da geringonça e os privados que mandam na TAP? Ridícula argumentação de quem não trás nada de novo nem de útil a ninguém. Caça aos votos e nervoso devido à pressão da oposição interna, só pode (LFM)

Sem comentários: