sábado, janeiro 31, 2015

Sondagem empurrou PTP para coligação?

Uma fonte próxima do PTP garantiu-me esta semana que o partido de Coelho está na posse de uma sondagem, segundo a qual muito dificilmente elegeria mais do que 1 deputado, embora o cenário da eleição dos dois mandatos não estivesse completamente posto de parte. Provavelmente, segundo a mesma fonte - ligada a todo o processo negocial no quadro da coligação - terá sido essa a razão que levou o PTP e José Manuel Coelho a mudarem de opinião, ainda por cima quando parecem ser os "vencedores" do processo negocial da coligação alegadamente liderada pelo PS. Isto porque entre os dez primeiros candidatos, tal o desespero de Vítor Freitas, Coelho garantiu a inclusão de 3 mandatos do PTP, os quais, em situações normais, têm a eleição garantida. O PTP manterá assim o estatuto de grupo parlamentar, o que não deixa de ser importante em termos de actividade parlamentar futura e direitos regimentais conexos.
Recordo que em 4 de Dezembro de 2012, José Manuel Coelho recusou coligações com o PS, sublinhando que "o seu partido é revolucionário e que como tal vamos governar a Região para defender os interesses dos madeirenses".
A 19 de Janeiro deste ano foi noticiado que "em todo o processo respeitante à coligação, o PTP sempre se manteve de forma responsável, aberta e dialogante com o objectivo de não desperdiçar uma das poucas oportunidades que a oposição à esquerda tem para demonstrar aos madeirenses e porto-santenses que existe uma alternativa à direita", acentuando que "no seio da coligação, o PTP nunca gerou dúvidas e que se há beneficiados nos critérios da coligação em que o PS foi o autor, nomeadamente na composição das listas, não é o PTP, pelo contrário".
Digam o que disserem José Manuel Coelho, mesmo antes de se realizarem eleições, conseguiu uma vitória significativa, fazendo vergar Freitas e o PS e mesmo que em termos de respeito da proporcionalidade (com base nos resultados de 2011), o PTP tivesse direito ao 2º lugar na lista de candidatos (acabou por ir em 4º)