De acordo com o
estudo Bareme Rádio da Marktest, os residentes no Grande Porto são os que
apresentam mais consumo de rádio. Os resultados do Bareme Rádio para a vaga de
Junho de 2014 mostram que a audiência acumulada de véspera é de 56.7%,
considerando o universo dos residentes no Continente com 15 e mais anos. Numa
análise por regiões, é possível ver como são os residentes no Grande Porto os
que apresentam maior consumo deste meio, com 60.7%. Pelo contrário, no Interior
Norte observam-se as taxas mais baixas, de 49.5%. Através do índice de
afinidade (que resulta da comparação dos dados de cada região com os do
Universo), observa-se que cada Grupo possui uma geografia específica, como se
pode verificar nos mapas seguintes. Assim, Grande Lisboa, Litoral Centro, Sul e
Grande Porto apresentam uma afinidade positiva com as rádios do Grupo Media
Capital, com um consumo superior à média (índice de afinidade superior a 100).
O Litoral Norte, o Grande Porto e o Litoral Centro uma afinidade positiva com
as rádios do Grupo r/com. Já as rádios do Grupo RTP observam maior afinidade
nas regiões do Litoral Centro, Grande Lisboa e Grande Porto. A análise tem como
base os resultados da vaga de Junho de 2014 do estudo Bareme Rádio da Marktest,
que analisa o comportamento dos residentes no Continente, com 15 e mais anos,
relativamente ao meio rádio (Marktest.com, Julho
de 2014)