quarta-feira, maio 23, 2012

Polémica na RTP/Açores: Artur Lima (CDS) responde a Conselho de Redacção

Li no Correio dos Açores que "o líder do CDS/PP e deputado regional, Artur Lima, reagiu ao comunicado do Conselho de Redacção da RTP/Açores sobre a cobertura jornalística no Parlamento açoriano:
"Ao abrigo do Art.º 65.º e seguintes da Lei n.º 27/2007, de 30 de Julho, alterada e republicada pela Lei n.º 8/2011, de 11 de Abril, venho por este meio remeter o seguinte direito de resposta e rectificação:
A RTP/Açores e os seus profissionais prestam um serviço público que é suportado pelos impostos de todos os cidadãos pelo que pode e deve ser sempre escrutinado democraticamente por quem foi eleito para o fazer. No dia 11 de Maio, o Deputado Artur Lima, no exercício democrático do mandato que lhe foi conferido pelos Açorianos, realizou uma intervenção que não foi noticiada pela RTP/Açores pelo que os açorianos não tiveram a possibilidade de conhecer o real teor e contexto das críticas frontais feitas à RTP/Açores e a alguns dos seus jornalistas. O Conselho de Redacção da RTP/Açores, que se refugia no anonimato, pois ninguém sabe quem o compõe, prestou um mau serviço à RTP e aos Açores ao divulgar um comunicado, no dia 18 de Maio, que, para além de desfasado no tempo, contém um conjunto de falsidades e adjectivos que resultam numa inqualificável tentativa de manipulação da opinião pública, pois os Açorianos foram confrontados apenas com uma versão dos acontecimentos. O CDS-PP reafirma todas as críticas que fez à RTP/Açores e a alguns dos seus jornalistas até porque a prosa utilizada no comunicado do desconhecido Conselho de Redacção é bem a prova da falta de rigor, ética e deontologia de alguns dos seus jornalistas e, consequentemente, a prova do mau jornalismo que temos vindo a denunciar. O texto do Conselho de Redacção, para além de afirmações que enfermam de falsidades que carecem de cabal esclarecimento, utiliza adjectivação que é ofensiva. Assim, reafirmamos que a Declaração Política do CDS-PP sobre as políticas de coesão, proferida no dia 10 de Maio, foi a única que não mereceu qualquer tratamento noticioso por parte da RTP/Açores, ao contrário do que é afirmado, reforçando que não nos estamos a referir a uma intervenção parlamentar, mas a uma Declaração Política, que o Conselho de Redacção tenta desvalorizar. Alega o Conselho de Redacção que foi dada prioridade à cobertura informativa de uma conferência de imprensa conjunta do CDS-PP com o PSD, omitindo, estranhamente, que censuraram as declarações do Presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP nesta conferência de imprensa, conquanto apenas divulgaram declarações do Líder Parlamentar do PSD. Entendemos assim que este comunicado do Conselho de Redacção é uma afronta ao Parlamento dos Açores, um atentado à liberdade de expressão e uma tentativa clara de intimidar e silenciar um Deputado Regional e um Partido Político. Os adjectivos "desabrida e vergonhosamente", "malévola", "vil", "rasteira" e "delírio", bem como as acusações de "calúnia" qualificam bem quem os proferiu e, por si só, dão nota da ética, deontologia e profissionalismo de alguns jornalistas da RTP/Açores. Por fim, importa lamentar que a chefia de informação tenha dado cobertura a esta atitude altamente repudiável do anónimo Conselho de Redacção, considerando como "inapropriadas" as críticas do Deputado do CDS-PP Artur Lima, no Parlamento dos Açores".

Sem comentários: