De acordo com os dados do estudo Basef Seguros da Marktest, há 5,8 milhões de portugueses que possuem ou beneficiam de seguro automóvel, sendo este o seguro de maior penetração. No quadrimestre móvel de Abril de 2012, o Basef Seguros contabiliza 5 810 mil possuidores ou beneficiários de seguro automóvel, um valor que corresponde a 69.9% do universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos. Entre 2000 e 2012 a posse deste seguro aumentou 26.2%, passando de 55.4% para 69.9%.

Ao observar a posse deste seguro pela população, vemos que a ocupação é a variável que maior influência tem, pois é entre as várias ocupações que se registam maiores diferenças de comportamento. O sexo e a idade também influenciam bastante esta variável, seguidas da classe social. Ao contrário, as taxas de posse deste seguro por regiões não registam diferenças significativas. Os quadros médios e superiores são os que mais possuem seguro automóvel, com 92.0% deles a afirmar ter este tipo de seguro. Os técnicos especializados e pequenos proprietários e os trabalhadores qualificados também registam valores superiores à média. Entre os homens, 80.5% diz ter este seguro, ao contrário das mulheres, com uma taxa de 60.2%. Por idades, é entre os 35 e os 44 anos que se regista o maior valor, de 86.1%, contrariamente aos jovens e aos idosos, que apresentam taxas mais baixas. Entre as classes sociais, é na alta e na média alta que se observa maior posse de seguro automóvel, com 86.0%.

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Basef Seguros da Marktest (fonte: Marktest.com, Maio de 2012)
Sem comentários:
Enviar um comentário