quinta-feira, março 24, 2011

Joralismo: TV alemã usa Berlusconi como antítese da democracia

Escreve a jornalista do DN de Lisboa, Ana Lúcia Sousa, que "o primeiro-ministro italiano é a imagem de uma campanha publicitária com o lema: "A democracia é tão forte como os seus meios de comunicação". Sílvio Berlusconi é o protagonista de uma campanha publicitária a favor da democracia, nas cadeias de televisão alemãs ARD e ZDF. De forma conjunta, e como reconhece o site marketingdirecto.com, a campanha mostra em primeiro plano Sílvio Berlusconi, com um amplo sorriso sob o lema "A democracia é tão forte como os seus meios de comunicação." O primeiro-ministro italiano, que é dono de órgãos de comunicação social é usado como a antítese da liberdade e independência dos média."A Alemanha conta com um dos panoramas mediáticos mais variados e valiosos do mundo. Nós contribuímos para isso e temos a opção de fazê-lo através dos impostos". Pode ler-se na publicidade. Deste modo, a ARD e ZDF pretendem enfatizar a independência dos seus meios de comunicação, especialmente a televisão pública, graças ao pagamento de impostos dos cidadãos destinados para esta actividade. Lançada em altura de eleições, a campanha visa chamar a atenção para a importância de alguns meios de comunicação independentes no funcionamento da democracia. Esta é já a segunda campanha de uma série de acções publicitárias levadas a cabo pela televisão pública alemã para defender a democracia e a liberdade dos meios de comunicação".

Sem comentários: