sábado, março 05, 2011

João Soares: "Se Seguro avançar terá o meu apoio"

Li no Correio da Manhã uma entrevsta feita pelos jornalistas Janete Frazão e João Pereira Coutinho, que "deputado do PS diz estar inclinado a votar em António José Seguro mas espera que Sócrates cumpra o seu mandato até ao fim". Deixo-vos um pequeno excerto:
"ELEIÇÕES EM ANGOLA FORAM VIGARICE"
CM - A execução orçamental revela que houve um emagrecimento do défice. A oposição acredita que só foi possível graças aos grandes sacrifícios que se pediram aos portugueses. Concorda?
João Soares - É óbvio que se pediram grandes sacrifícios a muitos portugueses. Agora, é preciso pedir também aos outros, àqueles que estão por trás do sistema bancário e das operações financeiras. Os resultados são positivos, e devem ser sublinhados, embora sem optimismos exagerados. O Mundo está diferente. Por exemplo, ninguém previa este conjunto de levantamentos populares em toda a margem sul do mediterrâneo.
- Pensa que Portugal escolheu sempre de forma avisada os seus parceiros comerciais, emprestando-lhes uma certa caução política que ia além do mero interesse comercial. Por exemplo, no caso das relações entre Sócrates e Kadhafi, ou Hugo Chávez.
- Não vi nenhum caso em que se tenha prestado uma caução política que estivesse além daquilo que a esmagadora maioria dos países fez.
- Quando Sócrates diz que Kadhafi é um líder carismático...
- Sabe quem está a seguir a Kadhafi no ranking internacional do poder autocrático? É um senhor chamado José Eduardo dos Santos, que é presidente de Angola, cuja filha é hoje co-proprietária da maior parte das empresas portuguesas. Angola é que é uma questão concreta. Esse dinheiro que tem a proveniência que todos nós sabemos, mas que muitos se recusam a ver. Esse dinheirinho é que talvez fizesse sentido ser nacionalizado. É um poder autocrático que faz eleições que são uma vigarice. As últimas eleições em Angola foram uma vigarice. Eles não deixaram entrar observadores. Até a Ana Gomes, que é dada sempre como um modelo, foi lá e não foi capaz de dizer que aquilo era uma fraude de uma ponta à outra.
PERFIL
João Soares, 61 anos, acumula actualmente o cargo de deputado do PS com a presidência da Assembleia Parlamentar da OSCE e a presidência da Delegação da Assembleia da República à Assembleia Parlamentar da OSCE. Já foi eurodeputado e presidente da Câmara Municipal de Lisboa, sempre pelo PS".
***

Sem comentários: