Li no DN de Lisboa, num texto da jornalista Lina Santos, que "o consumo de blogues diminuiu entre os jovens e os adultos entre os 18 e os 29 anos, cresceu entre os adultos com mais de 30 anos. Os dados referem-se ao universo norte-americano e são do Pew Research Center, nos Estados Unidos, que monitoriza os consumos online desde 2005. Segundo o relatório agora publicado, os 24% de jovens que participavam na blogosfera (produzindo conteúdos e fazendo comentários) em 2007 são hoje 15%, ou seja, menos 9 pontos percentuais. Segundo o Pew Research Center, a queda manifesta-se desde 2006. Entre os adultos com mais de 30 anos, o consumo cresceu: os 7% de 2007 são, dois anos depois, 11%. Em contrapartida, o número de pessoas que aderiu a redes sociais nos últimos dois anos aumentou em todas as faixas etárias, com destaque para o Facebook: 73% dos utilizadores norte-americanos está nestap lataforma. A ferramenta fez seis anos na sexta-feira e atingiu os 400 milhões de utilizadores. Os dados mostram ainda que os jovens entre os 18 e os 29 anos aderiram ao MySpace: 66% dos que têm contas nas redes sociais está aqui, contra os 36% das pessoas com mais de 30 anos. A proporção inverte-se quando se analisam os números da LinkdIn: 19% dos adultos, contra 7% entre os jovens. Em Portugal, "não existe sistematização dos dados que permita tirar conclusões", avança fonte do Sapo, a plataforma mais utlizada em Portugal. A mesma fonte explica ainda que os consumos na Europa e nos Estados Unidos são diferentes. "A maturidade dos conteúdos é maior lá, a Internet é uma comodity como ter água, luz e gás e m casa." Empiricamente, porém, pode dizer-se que os adultos portugueses sempre estiveram mais na blogosfera".
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