quinta-feira, outubro 16, 2008

Portugal: 344 mil com ajuda

Segundo o Correio da Manhã, "o número de portugueses que vive no limiar da pobreza baixou cerca de 200 mil em dois anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística. O Rendimento Social de Inserção (RSI) é o principal meio do Estado para combater a pobreza. Uma ajuda que chega a 344 mil. O subsídio para as famílias reorganizarem a vida não é, porém, bem visto pela sociedade. Paula (nome fictício), antiga lojista de Santarém que durante dez meses sobreviveu com o marido e quatro filhos graças ao RSI, disse ao CM não querer divulgar a sua identidade por temer ser insultada. "Prefiro não ser fotografada. É mau dizermos que vivemos do rendimento. Dizem que somos malandros e que não queremos trabalhar", contou, esclarecendo que hoje trabalha num centro para jovens e idosos e o marido é carpinteiro. Com 43 anos, Paula tinha com o marido uma loja de mobiliário. Mas em 2000, com o início da crise, os clientes começaram a não pagar. "Chegaram a dever-nos 40 mil euros. Tivemos de fechar a loja em Novembro e despedir a empregada", disse. "Não tinha dinheiro para pôr comida na mesa. Valeram-me pessoas amigas. Ao tomar conhecimento do RSI candidatei-me. De início recebia 547 euros. Em Setembro, último mês em que recebi, foram 307 euros. Como tínhamos casa própria conseguimos equilibrar as contas com o subsídio", recorda. Marino Silva, 38 anos, vive numa casa social no Bairro da Boavista, em Lisboa. "Somos quatro casais, com quatro crianças, a viver numa casa com três quartos", conta o patriarca de uma família cigana que recebe 340 euros do RSI por mês. "Recebemos porque sou feirante e ganho pouco", disse.Imigrantes romenos, Daniela Tatu, marido e duas filhas conseguiram em Abril alugar uma casa em Famões, concelho de Odivelas, graças ao subsídio de 254 euros mensais. "Vivíamos numa cave cheia de humidade o que era muito mau para a minha filha Alexandra, que sofreu um brutal acidente", contou.
NÚMEROS
- 344 mil são beneficiários do Rendimento Social de Inserção, o que corresponde a um aumento de 32 mil desde Dezembro. Destes há 11 mil estrangeiros.
- 30 mil agregados familiares beneficiários do RSI serão fiscalizados este ano. Em 2004, foram apenas observadas 2400 famílias.
- 28 meses é o tempo médio de usufruto do RSI. Sete mil beneficiários participam em acções de formação para entrarem no mercado de trabalho
".

Sem comentários: