quarta-feira, setembro 03, 2008

Não será melhor esclarecerem? (II)

Pelos vistos devem estar à espera que a "coisa" morra, caia no esquecimento. Refiro do que sobre a UMa aqui publiquei. O problema é que nunca foi esse o meu procedimento, nem será. Até que se saiba o que acho que deve ser dito, cá estarei. Começo por reafirmar tudo o que referi num comentário anterior com este título, deixando no ar, por exemplo três questões:
- afinal existe ou não uma tabela para pós-graduações e doutoramentos estabelecida pelo CRUP (Conselho dos Reitores das Universidades Portuguesas)? Tem sido essa a tabela utilizada pela UMa?
***
- afinal em que situação se encontra a aplicação novos estatutos da UMa que me parecem aguardar homologação pela tutela em Lisboa? É ou não verdade que esses novos estatutos, por exemplo, concretizam a fusão dos departamentos de Ciência da Educação, de Economia e Gestão e a Educação Física num só departamento? E que esta situação está a travar muita coisa e a gerar mal-estar até que exista um entendimento interno entre algumas pessoas? E que esta fusão vai implicar, a prazo, despedimento de docentes que não façam parte dos quadros? É ou não verdade que a roleta está a girar?
***
- quanto professores da Universidade da Madeira, que se encontravam em funções em 2004/2005 foram "despachados" (leia-se despedidos), ou saíram por sua iniciativa para que não passassem por esse vexame, desde essa altura (apenas um período aleatoriamente usado como referência) e a actualidade?
***
Em Fevereiro deste ano foi remetido um mail pelo coordenador de um departamento da UMa do seguinte teor e relacionado com o registo de ciclo de estudos:
Caros colegas,
Apraz-me informar-me que o Mestrado em Ciências Empresariais foi registado pela DGES. Agradeço e congratulo o Prof. Doutor Fernando Ferreira pelo seu trabalho na preparação e submissão do dossier à DGES. Apraz-me também informar que a Pós-Graduação em Fiscalidade Regional e Internacional foi aprovada pelo Senado da Universidade da Madeira a 6 de Fevereiro. Agradeço e congratulo o Prof. Doutor João Oliveira e o Dr. Ricardo Correia pelo trabalho na preparação e aprovação do dossier da pós-graduação". Pergunta-se: e como decorreu todo este processo de preparação das candidaturas? Quanto custou?

Sem comentários: