sexta-feira, junho 20, 2008

Europa: Consulta pública revela grande apoio a uma política de coesão ambiciosa pós-2013

Li hoje no site da Comissão Europeia que "a Europa precisa de uma política de coesão forte depois de 2013. É este o consenso que se destaca de mais de 100 reacções a uma consulta pública lançada sobre o tema, como afirmou Danuta Hübner, Comissária para a Política Regional, durante a apresentação do quinto relatório intercalar sobre a coesão económica e social. O documento, em duas partes, inclui um relatório sobre a consulta pública e um relatório analítico sobre as economias regionais, onde se refere que as regiões menos desenvolvidas continuam a registar um forte crescimento, sustentado pela reorientação para sectores de futuro.
A Comissária Hübner declarou: «Os inquiridos afirmam claramente que continuam empenhados numa política ambiciosa que desempenhe um papel importante na redução das disparidades existentes na União Europeia. O relatório intercalar mostra que a convergência se desenvolve a partir de bases sólidas, impulsionada por sectores de crescimento que se caracterizam, como identificámos, por terem um grande potencial para o futuro.»
A Política de Coesão após 2013: Resultados da consulta pública
• Consenso sobre a necessidade de uma política de coesão europeia ambiciosa e benéfica para todas as regiões da UE; rejeição firme da ideia de renacionalização.
• Apelo à concentração do investimento em domínios prioritários para a Europa, tais como a inovação, a educação, o apoio às pequenas e médias empresas, infra-estruturas que abranjam toda a UE e a luta contra as alterações climáticas. Apelo a uma política de coesão ainda mais ecológica.
• Apelo a uma coordenação mais forte entre política de coesão e outras políticas sectoriais da UE, à luz de desafios complexos e, neste contexto, apelo à Comissão para que reforce as ligações entre a política de coesão e a política de desenvolvimento rural.
• Apelo a uma maior simplificação destas políticas e a um maior envolvimento das autoridades locais e regionais.
• Os intercâmbios transfronteiriços, transnacionais e interregionais de cooperação territorial são considerados um dos melhores exemplos do valor acrescentado europeu da política de coesão; os inquiridos instam a que sejam atribuídos mais recursos à cooperação
". Leia tudo aqui.

Sem comentários: