sexta-feira, junho 20, 2008

A crise dos combustíveis nas notícias de Tv

Entre 1 e 15 de Junho de 2008, foram 216 as peças noticiosas da RTP1, RTP2, SIC e TVI que tiveram os combustíveis como tema, ocupando um total de 7 horas e 10 minutos dos serviços regulares de informação destes canais. Nesta análise excluem-se portanto eventuais programas, entrevistas ou debates específicos sobre o tema. Estes números significam que o tema dos combustíveis representou 6.9% das notícias emitidas por estes canais na quinzena e 7.2% da sua duração. A RTP1 foi, no período em análise, o canal que veiculou mais notícias sobre este assunto e o que lhe deu maior espaço no alinhamento dos seus jornais, mas foi na RTP2 que este tema teve maior relevância. Na TVI, estas matérias foram tratadas de forma mais longa, com peças de maior duração média. Foi também neste canal que as notícias sobre a crise dos combustíveis tiveram mais audiência. A RTP1 veiculou 83 notícias sobre este tema, tendo-lhe dado 2 horas e 38 minutos de espaço nos seus noticiários regulares. A SIC passou 61 notícias sobre combustíveis, que tiveram 1 hora e 36 minutos de duração. Na RTP2 passaram 37 peças sobre combustíveis, com duração de 1 hora e 6 minutos. Finalmente, na TVI passaram 37 peças sobre o tema, tendo tido uma duração de1 hora e 49 minutos.
As notícias sobre combustíveis tiveram uma duração média de 2 minutos. Na TVI foram mais longas, com uma duração média superior a 3 minutos, contrariamente ao observado na SIC, que apresentou notícias mais curtas, de 1 minuto e 35 segundos.

Em audiência média das notícias relacionadas com a crise dos combustíveis, os valores oscilaram entre os 2.3% da RTP2 e os 7.6% da TVI.Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido 1 e 15 de Junho de 2008, segundo a seguinte Nota Metodológica. Em análise, estão os seguintes programas: Jornal da Tarde, TeleJornal, Portugal em Directo e As Escolhas de Marcelo (RTP1); Jornal 2 (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal Nacional e Jornal da Uma (TVI). (fonte: Marktest.com, Junho de 2008)

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