quarta-feira, outubro 31, 2007

Europa: Estratégia para as Regiões Ultraperiféricas

Não sei se já publiquei - mas se o fiz volto a fazê-lo - o COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES sobre a "Estratégia para as Regiões Ultraperiféricas: Progressos alcançados e Perspectivas Futuras". Aponto as conclusões do referido trabalho:
"Pela sua acção para a manutenção e o desenvolvimento da estratégia para as RUP, a Comissão preencheu o seu mandato em todos os domínios de intervenção comunitária, combinando o apoio financeiro com a adopção de medidas específicas. Esta estratégia apoiou-se na parceria com os três Estados-Membros e as sete RUP e ainda nas orientações definidas pelas outras instituições europeias. Ao elaborar um balanço positivo da primeira fase de aplicação da estratégia para as RUP, a Comunicação sublinha a necessidade de aprofundar os eixos da estratégia de 2004, através da adopção de medidas complementares para o período de 2007-2013. Além disso, constitui a base adequada para iniciar uma reflexão sobre o futuro da estratégia para as RUP, tendo em conta as alteração climática, a gestão dos fluxos migratórios, a agricultura e a política marítima da UE, que representam sérios desafios para o desenvolvimento socioeconómico destas regiões. A presente Comunicação abrirá um debate com as instituições europeias e os Estados-Membros e, no tocante às RUP, as autoridades regionais e locais, os actores socioeconómicos o mundo da investigação e o meio académico. Propõe-se que a fase de consulta decorra até Março de 2008. Durante este período, a Comissão organizará, em parceria com as regiões e os Estados-Membros em causa, seminários e reuniões destinadas a discutir as seguintes questões:
Em que medida a estratégia de 2004 pode ser adaptada aos novos desafios que as RUP enfrentam?
Dadas as grandes diferenças demográficas e dos fluxos migratórios entre as RUP e as regiões ou os países vizinhos, quais as acções mais adequadas para lhes fazer face?
As alterações climáticas colocam um desafio particular às RUP?
Que acções podem as RUP desenvolver no âmbito da política marítima europeia de que possam beneficiar e que, do mesmo passo, contribuam para o desenvolvimento sustentável da Europa?

Depois de concluída a consulta pública, a Comissão preparará a sua proposta sobre o futuro da parceria com as RUP, lançando uma nova fase no desenvolvimento da estratégia europeia para as regiões ultraperiféricas
.

Sem comentários: