sexta-feira, março 24, 2023

EUA: Fotos falsas de Trump a ser preso geradas por IA tornaram-se virais




Tudo não passou de uma brincadeira de um diretor de um consórcio de notícias norte-americano nas redes sociais, mas muitos acreditaram que era reais. Fotos que mostravam Donald Trump a ser preso tornaram-se virais nas redes sociais nos últimos dias e levaram muitos a acreditar que eram reais. Mas tudo não passou de uma brincadeira de um jornalista com a ajuda de programas de Inteligência Artificial, mais concretamente da ferramenta Midjourney. Aproveitando o comentário feito pelo ex-presidente norte-americano na semana passada, de que seria preso na terça-feira, Eliot Higgins, fundador e diretor criativo do consórcio de notícias de investigação Bellingcat, recorreu a programas de Inteligência Artificial, e depois colocou nas redes sociais o resultado: fotografias de Trump a ser preso com alguma violência à mistura e com o seguinte comentário: "A fazer fotografias de Trump a ser preso enquanto aguardo que seja mesmo preso". As fotos tornaram-se imediatamente virais e eram tão realistas à primeira vista que levaram algumas conhecidas agências a verificar a sua veracidade - obviamente a conclusão foi que eram falsas. Aliás, com a devida atenção, alguns pormenores deixavam logo cair por terra a sua veracidade, como explicou o autor.

"As imagens de Trump a ser preso mostra como as ferramentas de Inteligência Artificial podem ser tão boas e más. Numa das imagens, Trump tem três pernas e um cinto de polícia. Parti do princípio que as pessoas iam perceber que Trump tem duas e não três pernas, mas isso não impediu que muitos pensassem tratar-se de fotografias reais, o que mostra de alguma forma a falta de habilidade de pensamento crítico do nosso sistema educacional", disse Eliot Higgins, citado pela AP.

A ferramenta Midjourney analisa todas as fotografias disponíveis sobre um determinado tema e depois mediante um pedido transforma-as. Mas, como neste caso, com algumas imperfeições. Já na semana passada tornou-se igualmente viral uma fotografia que mostrava o presidente francês Emmanuel Macron no meio dos protestos contra a idade da reforma. Algo que, obviamente, nunca aconteceu.

Foi falando de si próprio na terceira pessoa que Donald Trump deixou o alerta no passado sábado: "O principal candidato republicano e ex-presidente dos EUA será preso na terça-feira". E logo o apelo aos apoiantes: "Protestem, recuperem a nossa nação!" Em causa estava uma possível acusação contra o ex-presidente dos EUA por comprar o silêncio de uma atriz porno antes das eleições de 2016. Mas tal não se verificou (DN-Lisboa)

Sem comentários: