quinta-feira, janeiro 12, 2023

Propaganda e manipulação: Soldado, marinheira ou cristã devota? O mistério da mulher que interpreta diferentes personagens ao lado de Putin

O presidente russo Vladimir Putin está a ser acusado de usar sempre as mesmas pessoas, alegadamente atores contratados, para posarem com ele em várias situações públicas, em golpes publicitários orquestrados. Vários críticos do líder da Rússia recorreram às redes sociais para denotar que, em várias fotografias, nas mais diversas situações em que surge Putin, aparecem muitas vezes os mesmos três ou quatro rostos. A polémica veio a público revelada pelo jornalista bielorrusso Tadeusz Giczan, que publicou três fotografias que mostram Putin com três grupos de pessoas em três eventos separados. Depressa vários utilizadores notaram que a mesma mulher loira parecia aparecer em todas as fotografias de Putin: primeiro como soldado, depois como membro da tripulação de um navio e depois como fiel numa cerimónia religiosa.

“Soldado, marinheira, cristã devota. Deus move-se de formas misteriosas”, ironizou o jornalista, que vive no Reino Unido. A publicação depressa se tornou viral no Twitter. Clarissa Ward, jornalista da CNN, notou que há outros rostos de homens, nas fotografias, que parecem ser a mesma pessoa, e para além de sustentar que possam ser atores, como muitos defendem, adianta que também poderá tratar-se de “uma guarda-costas”. Já Jason Jay, jornalista dos Kiyv Post, garante que a mulher loira que aparece nas fotografias, bem como os outros ‘sósias’ que surgem nas fotografias são “atores, ou seja, pessoas contratadas pelo gabinete presidencial”. Andriy P. Zagorodnyuk, ex-ministro da Defesa da Ucrânia respondeu à publicação: “Mas está claro! Alguém ainda duvida?”. Vários opositores de Putin têm apontado que o presidente russo tem optado por usar atores nas suas aparições públicas, para evitar ser confrontado com críticas de soldados ou da população em geral sobre as ações tomadas no âmbito da invasão à Ucrânia (Multinews, texto do jornalista Pedro Zagacho Gonçalves)


Sem comentários: