sexta-feira, janeiro 14, 2022

Sondagem CNN Portugal: 57% dos portugueses consideram que a TAP é importante para o país, desde que não tenham de a pagar



Sondagem CNN Portugal com o "Estado da Opinião" dos portugueses mostra um país baralhado sobre a TAP e muito decidido sobre a localização do novo aeroporto. Os portugueses querem manter a TAP, desde que o Estado não tenha de pagar. Uma sondagem da Aximage para a CNN Portugal conclui que 44% dos inquiridos discordam de ajudas financeiras à transportadora aérea, por oposição a 32% que aceitam a reestruturação da TAP e a consequente fatura.

Para 57% dos inquiridos não restam dúvidas de que a TAP é importante para o país, devendo-se manter a companhia aérea. Já 22% viveria bem sem a ter. Na discussão sobre o novo aeroporto em Lisboa, tema que atravessou governos, os portugueses tomam partido: 69% acham que não é uma prioridade.

E se não acompanham o entusiasmo pela existência de um novo aeroporto, menos ainda sobre a sua localização. Há um dado a reter nesta sondagem, 41% dos portugueses preferem manter Humberto Delgado como aeroporto principal e Montijo como complementar, mas 29% nem tem opinião sobre o assunto.

FICHA TÉCNICA:

Universo: Indivíduos maiores de 18 anos residentes em Portugal.

Amostra: Amostragem por quotas, obtida a partir de uma matriz cruzando sexo, idade e região ( a partir do universo conhecido, reequilibrada por género 2 grupo etário 4 e região 4 A amostra teve 413 entrevistas efetivas 98 entre os 18 e os 34 anos, 119 entre os 35 e os 49 anos, 113 entre os 50 e os 64 anos e 83 para os 65 e mais anos Norte 148 Centro 93 Sul e Ilhas 57 Área Metropolitana de Lisboa 115.

Técnica: Aplicação online CAWI Computer Assisted Web Interviewing de um questionário estruturado a um painel de indivíduos que preenchem as quotas pré determinadas O trabalho de campo decorreu entre 5 e 7 de janeiro de 2022.

Erro probabilístico: O processo amostral, não sendo aleatório, implica a não indicação do erro probabilístico Contudo, para efeitos de comparação, para uma amostra probabilística com 413 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,024 (ou seja, uma “margem de erro” a - 95% de - 4,82% (CNN-Portugal, texto da jornalista Paula Oliveira)

Sem comentários: