domingo, dezembro 12, 2021

Testemunho: “Apanhei Covid19, fui parar aos cuidados intensivos e arrependco-me de não me ter vacinado"


Diogo Alves tem 34 anos. Sem doenças e com um estilo de vida ativo, nunca pensou que a Covid-19 o atirasse para uma cama do Hospital do Funchal. A sua história contada na primeira pessoa. Não fuma, tinha uma vida ativa, sem doenças… Diogo Alves, 34 anos, sabia que podia apanhar a Covid-19. “Só não sabia que ia ser assim”, conta à VISÃO. O seu testemunho acaba por espelhar as razões pelas quais muitas pessoas não querem vacinar-se – a maior parte não é propriamente “negacionista”, apenas receia os efeitos secundários das vacinas e o facto de terem sido feitas em tempo recorde.

São menos de 200 mil os portugueses que, estando elegíveis para tomar as vacinas, ainda não o fizeram (excluímos desta conta as crianças até aos 11 anos). Diogo era um deles. Os dois colegas de trabalho com quem almoçou também. Nenhum dos três estava vacinado, um deles estava infetado com o SARS-CoV-2 e Diogo foi parar aos cuidados intensivos.

“Quando aí cheguei, já tinha muita dificuldade em respirar, parecia que, dentro de mim, havia qualquer coisa que estava a destruir-me. Aí pensei logo: devia ter tomado a vacina”, diz-nos. Um mês depois ainda é difícil falar; Diogo precisa de recuperar o fôlego, subir escadas é uma maratona e ainda está longe de concluir a terapia de recuperação dos pulmões. Mas quer contar a sua história como forma de alerta: “Tratem-se!” (Visão, texto da jornalista Mariana Almeida Nogueira)

Sem comentários: