sexta-feira, maio 29, 2020

O governo de Espanha estabelece uma data para o retorno do turismo estrangeiro: o mês de julho

Teresa Ribera, que foi a quarta vice-presidente do Poder Executivo e responsável pela redução, disse que em uma entrevista à Efe, é necessário pensar "mais em julho do que em junho". Assim, ele fez referência à "irresponsabilidade" que supunha uma abertura prematura das fronteiras que poderia colocar em risco a população espanhola. "Temos que ter muito cuidado com a forma como a pessoa que chega não corre risco, porque chega a um destino seguro e, ao mesmo tempo, não representa um risco para a população local", diz ele. A idéia na qual o governo trabalha é que ele trabalhe em "origens e destinos seguros" e que a chegada de turistas de outros países seja acompanhada pelo restante do processo de desescalonamento na Espanha. "Os dados extraordinários nas Ilhas Canárias, Ilhas Baleares ou Andaluzia nos oferecem segurança hoje, quando não há mobilidade entre províncias, quando pessoas que potencialmente podem estar infectadas não chegam. Se for aberto massivamente, poderemos estar incorrendo em irresponsabilidade ", alertou, lembrando que os surtos na China, Coréia do Sul e Cingapura" estavam associados à importação de casos "do exterior.

Outros países como a Itália já anunciaram que suas portas estarão abertas para turistas em 3 de junho e sem quarentena. E na Grécia, os aeroportos receberão estrangeiros a partir de 1º de julho, também sem isolamento, embora sujeite aleatoriamente aqueles que vierem fazer o teste de coronavírus. Dessa maneira, dois dos principais países concorrentes da Espanha para o turismo estrangeiro (especialmente alemão e britânico) ultrapassam nosso país.
O principal obstáculo também é que a Espanha estabeleceu uma quarentena de 14 dias para todos os viajantes estrangeiros. A idéia é que ele termine quando o estado de alarme for levantado (estendido recentemente até 7 de junho), mas a incerteza em torno desse problema pode atrasar o retorno à normalidade dos aeroportos até o final de junho e a exclusão de estrangeiros. por já reservar suas férias em outros destinos que não impeçam esse impedimento.
José Luis Zoreda, vice-presidente executivo da Exceltur, a associação de empregadores do setor, assegura a este jornal que o anúncio de uma quarentena obrigatória significa "arruinar" o início da alta temporada, enviando uma mensagem "não encorajadora" aos turistas europeus.
"Verificamos que havia uma demanda reprovada na Europa querendo vir para a Espanha", diz Zoreda, que explica que agora um turista alemão que lê essa medida tomada pelo nosso país, com uma cultura que o leva a organizar suas férias com meses Com antecedência, você decidirá ir para a Grécia ou Portugal, que não exigem tal isolamento de seus visitantes.
Por seu lado, a Ministra Ribera garantiu que a União Europeia entende que o turismo é "uma questão importante" e é por isso que os ministros da Saúde, Relações Exteriores, Turismo e Transporte trabalham para "administrá-lo com sabedoria". Além disso, ela também reconheceu que está começando a haver interesse e demanda de turistas estrangeiros para vir à Espanha "depois que a situação da pandemia for controlada e o tempo estiver bom" (Canarias7, tradução do espanhol para o português, dirtecta no Google, por isso com muitas falhas e muito abrasileirada)

Sem comentários: