quinta-feira, março 29, 2012

Jaime Ramos: “Qual o interesse em continuarmos a ser Portugueses, se o Estado em vez de nos ajudar ainda nos explora?"

"Os Madeirenses e Porto-santenses já se aperceberam que os Ingleses se apoderaram no período da ditadura, antes do 25 de Abril, dos melhores recursos desta Ilha. A perda de regalias e mordomias tem gerado uma onda de revolta e contestação. A prova é a campanha diária realizada pelo matutino regional DN coligado, obviamente, com os partidos da oposição que diariamente difamam, denigrem e ofendem o povo Madeirense e Porto-santense.
Relembremos a última Campanha Eleitoral para a Assembleia Legislativa da Madeira. Com certeza os Madeirenses e Porto-santenses se aperceberam que na oposição não havia Partido político com projetos concretos e com políticas objetivas para a Madeira. Havia sim um grupo liderado pelo DN com o objetivo de denegrir, difamar e ofender o Povo. Como os objetivos do DN, dos Ingleses e de toda a oposição não foi alcançado, pois no momento decisivo o Povo não acreditou nas suas mentiras nem aldrabices, o resultado foi voltar a enfrentar uma oposição que faz política baixa através do ataque vil e cobarde. Perante este cenário, o PSD e o seu Governo têm agora a responsabilidade de desenvolver políticas para os Madeirenses e Porto-santenses que assente na recuperação económica e social.
Foram as políticas desastrosas do PS e de Sócrates que conduziram Portugal a esta situação.
2012 não será um ano fácil, conforme reflete o Orçamento da Região aprovado em 15 de Março último, pois a imposição colocada pelo PSD e CDS da República, para o empréstimo de 1.500 milhões de euros, não nos possibilita a execução do nosso Programa como pretendíamos. Contudo, apesar de tantos constrangimentos, esperamos sim com dignidade, dedicação e trabalho podermos recuperar a economia e criar emprego. O nosso objetivo face à atual situação económica, social e financeira do País, é chegarmos ao fim do mandato de 2015 e termos as contas consolidadas, e que o crescimento económico e a diminuição do desemprego seja uma realidade. O Partido Socialista não tem vergonha, é o responsável pela atual situação do desemprego, é responsável pela atual situação económica e financeira e diz ao Povo exatamente o contrário. Mais um procedimento irresponsável e mentiroso da terceira maior força política da Região.
Todos sabemos que a Região tem uma dívida de 3 mil milhões de euros de dívida direta e de 2,8 mil milhões de euros de dívida indireta, mas também sabemos que toda essa despesa foi de investimento verdadeiro e real em prol dos Madeirenses e Porto-santenses. Temos e vamos demonstrar que temos capacidade de pagar a nossa dívida, não precisamos dos Portugueses para liquidar o nosso investimento, pois temos receitas e capacidade para fazê-lo. Não podemos perdoar o não cumprimento dos deveres para com os Madeirenses e Porto-santenses no que diz respeito às transferências de Saúde e da Educação.
O valor em dívida da Saúde e da Educação da República Portuguesa à Região é na ordem de 9 mil milhões de euros. Se este valor tivesse sido transferido a tempo e horas, a Região não teria necessidade de qualquer empréstimo financeiro e não teria qualquer défice ou dívida.
Portugal e os Portugueses devem à Madeira, e têm também vivido à custa dos Madeirenses e Porto-santenses, e não como a Comunicação Social Portuguesa com a conivência dos “mercenários” da Região dizem que a Madeira vive à custa dos Portugueses. Temos de ter coragem e força para desmentir, onde quer que seja, que a Madeira não vive à custa dos Portugueses mas sim das suas próprias receitas.
Nesta conjuntura, faz sentido pensar, seriamente, se deveremos continuar a pertencer à República Portuguesa.
Nascemos Portugueses, não renegamos, mas perante a realidade, perante a postura que os responsáveis da República antes e depois do 25 de Abril têm tido com a Madeira, o seu POVO tem de reagir e dizer BASTA! Qual o interesse em continuarmos a ser Portugueses, se o Estado em vez de nos ajudar ainda nos explora?
Qual o interesse em continuarmos a ser Portugueses se o Estado impõe-nos leis que não são adequadas às realidades e especificidades regionais? Qual o interesse em continuarmos a ser Portugueses se o Estado quer, após termos conseguido conquistar uma Autonomia política, retirar ao Povo Madeirense e Porto-santense todos os direitos conquistados e adquiridos? Temos que pensar e agir e dizer a Portugal que com estas atitudes colonialistas preferimos ser Madeirenses e não Portugueses!”
(editorial de Jaime Ramos no Madeira Livre de Abril)

Sem comentários: