terça-feira, novembro 27, 2007

Imposto Sobre Veículos: avisos úteis...

Para quem já tem carro, pouco vai mudar com a remodelação da tributação automóvel. Estas são as principais alterações:
- O imposto muda de nome, de IMV (Imposto Municipal sobre Veículos) para IUC (Imposto Único de Circulação)
- Deixa de haver um período específico para pagar o imposto, o pagamento deverá ser sempre feito no mês da matrícula do carro só pode pagar pela Internet ou numa repartição de finanças, deixa de o poder fazer nas papelarias e estabelecimentos similares

- O responsável pelo pagamento é sempre o proprietário (mesmo que tenha um ALD/Leasing, quem paga é quem usufrui do veículo)
- Deixa de existir o dístico (o selo), possivelmente apenas precisará do Documento Único de Cobrança (uma folha A4 impressa por si no seu computador) e do comprovativo de pagamento
- O prazo e forma para pagamento apenas muda a partir de Janeiro de 2008, este ano ainda deverá pagar o "selo do carro" exactamente como fez o ano passado.
Para evitar que lhe apareça uma conta que não é sua, verifique que automóveis tem em seu nome: visite o sítio das
declarações electrónicas, inicie sessão, na coluna esquerda escolha o menu "Contribuintes", "Entregar", "I.M. Veículos". Aí deverá ver descriminados todos os veículos que estão em seu nome. Se por acaso vir algum veículo que foi mas já não é sua propriedade, deverá dirigir-se a uma repartição de finanças e à Conservatória do Registo Automóvel e pedir instruções sobre como proceder.
A partir de Janeiro de 2008, no mês da matrícula do carro, deverá consultar essa página, emitir (imprimir) o Documento Único de Cobrança, pagar através de um dos métodos permitidos (Multibanco, CTT, etc.), juntar o comprovativo do pagamento a esse Documento Único de Cobrança e guardar tudo no carro (este procedimento poderá ser alterado). Para informações úteis, recomendo este site.

Sem comentários: