segunda-feira, novembro 20, 2017

Venezuela: Grupos armados tentam invadir sede de jornal e revista críticos do regime

Meia centena de "coletivos" (grupos de motociclistas armados afetos ao regime) tentaram tomar a sede do diário Novo País e da revista Zeta, críticos do regime do Presidente Nicolás Maduro, no centro de Caracas. O ataque foi denunciado pela direção dos dois meios de comunicação social que denunciaram, através do Twitter, que funcionários da Guarda Nacional (polícia militar) e da Polícia Nacional Bolivariana chegaram ao local quando os atacantes usavam um esmeril para tentar entrar. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Imprensa, o ataque teve lugar pelas 19:30 horas (23:30 em Lisboa) e, duas horas depois, os 'paramilitares' continuavam em frente da sede do jornal e da revista apesar da presença das forças de segurança onde dizem estar "(...) na disposição de tomar o edifício assim que recebam ordens.
Estão armados, têm pés de cabra e até rádios", explicou a direção do Novo País e da revista Zeta através da rede social Twitter. Os editores, o jornalista Rafael Poleo e a filha, Patrícia Poleo, encontram-se asilados em Miami, nos Estados Unidos, depois de as autoridades venezuelanas terem acusado a jornalista de ser a autora inteletual de um atentando contra um procurador do Ministério Público, Daniel Anderson, assassinado em 18 de abril de 2004, na sequência de uma bomba que explodiu na sua viatura. Em 2001 Patrícia Poleo denunciou que Vladimiro Montesino Torres, um ex-militar e político peruano, assessor do ex-Presidente do Peru Alberto Fujimori se tinha refugiado na Venezuela, onde tinha feito uma cirurgia estética na cara para dificultar o reconhecimento. A denúncia causou um conflito diplomático com o Peru e o ex-político foi depois capturado em Caracas.
A esta situacão junta-se a mais recente da declaração de Nicolás Maduro contra a UE onde afirma: "Todos os dias há declarações da União Europeia. Dizem-me que amanhã a UE fará umas declarações estúpidas sobre sanções contra a Venezuela. São estúpidas, eu classifico-as assim", disse Maduro no programa radiofónico e televisivo "Os Domingos com Maduro", transmitido através das rádios e televisões estatais. A posição de Caracas ocorre depois de a imprensa local dar conta de que a UE prepara a imposição de sanções contra o Governo venezuelano, que incluem um embargo de armamento. As sanções, que se prevê que venham a ser anunciadas hoje, incluem ainda a proibição de exportar para a Venezuela equipamentos que possam servir para escutar e intercetar as comunicações eletrónicas (Lusa)

Sem comentários: