O estudo TGI da Marktest quantifica, na 1ª vaga de
2017, em 2 milhões e 870 mil o número de indivíduos que possuem consola de
jogos em casa. Este valor corresponde a 33.5% dos residentes em Portugal
Continental com 15 e mais anos. A penetração no lar deste tipo de equipamento
eletrónico apresenta diferenças segundo o perfil sociodemográfico dos
indivíduos, em especial se analisada a idade.
Enquanto 56.3% dos indivíduos com
idade entre os 15 e os 24 anos refere possuir consola de jogos em casa, entre
os inquiridos com mais de 64 anos este valor não vai além de 4.0%. Analisando
os dados por género, observa-se que entre os homens o valor é superior à média
(39.2%), enquanto nas mulheres é de 28.4%. Também nos indivíduos das classes
sociais Alta e Média Alta, a posse de consola de jogos no lar é mais elevada:
41.6%. Uma análise por região Marktest, revela que a posse deste bem eletrónico
no lar é maior junto dos indivíduos residentes no Grande Porto (43.0%). Os
dados e análises apresentadas fazem parte do estudo TGI, propriedade
intelectual da Kantar Media, e do qual a Marktest detém a licença de exploração
em Portugal, é um estudo único que num mesmo momento recolhe informação para 17
grandes sectores de mercado, 280 categorias de produtos e serviços e mais de
3000 marcas proporcionando assim um conhecimento aprofundado sobre os
portugueses e face aos seus consumos, marcas, hobbies, Lifestyle e consumo de
meios. Presente em mais de 60 países nos 5 Continentes, o TGI poderá ainda
caracterizar mercados internacionais com vista ao conhecimento dos consumidores
além fronteiras (fonte: Marktest.com, Novembro de 2017)
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