domingo, julho 05, 2015

Sócrates ter-se-á rido da derrota do PS na Madeira

José Sócrates ter-se-á rido da derrota do Partido Socialista nas eleições regionais da Madeira. Quem o diz é João de Sousa, o inspetor da PJ também detido nas instalações do Estabelecimento Prisional de Évora, em entrevista à revista 'Sábado'. Nas mesmas declarações, Sócrates critica o distanciamento do atual líder socialista António Costa.

 ***
Entrevista exclusiva: "Sócrates riu-se da derrota de António Costa na Madeira" 

João de Sousa, um inspector da PJ que convive diariamente com o ex­-primeiro­-ministro José Sócrates, revela as suas alegadas benesses na prisão, as manias que terá e os seus ódios de estimação — o mais recente será o líder do PS, António Costa. Motivo: a alegada falta de solidariedade de Costa em relação a si e ao caso que o levou à prisão. A SÁBADO antecipa-lhe três perguntas que constam do extenso trabalho de oito páginas publicado na edição de 2 de Julho.
José Sócrates está incomodado com a forma como António Costa gere politicamente o seu caso?
Muito incomodado. Mais do que a frase "à política o que é da política, à justiça o que é da justiça" [que Costa disse à saída da cadeia, depois de visitar Sócrates], há outra que o faz cerrar os dentes: "Vai lutar pelo que acredita ser a sua verdade." António Costa proferiu a frase após a sua visita, Luís M. Faria escreveu sobre a mesma na revista do Expresso de 10 de Janeiro de 2015 e eu anotei a explosão de Sócrates a 17 de Janeiro de 2015 quando lhe coloquei nas mãos o artigo de análise.
Alguma vez ele desabafou sobre a alegada falta de solidariedade que sente por parte de Costa e de alguns sectores do PS?
Desabafou e eu escrevi isso no blogue, mas um desabafo, uma manifestação de desalento consequência do distanciamento de alguns é humano. Agora, o que aconteceu a 30 de Março de 2015 é outra coisa completamente diferente: no pátio comentávamos as eleições na Madeira [em que o PS sofreu uma derrota expressiva] e José doutrinava-me: "Relevante João, não é a maioria com menos um, relevante é o resultado do PS! 10!?10!? Só 10?", rindo triunfante com a derrota do outro. Parecia uma das séries do José: House of Cards.
Já teve a oportunidade de discutir com Sócrates a situação em que se encontra Portugal e as suas responsabilidade no estado a que o País chegou?
Já discuti os resultados da sua governação na área da justiça e como ironicamente ele estava a sofrer com aquilo que legislou. Mas o José iluminou-me: a culpa foi dos gajos que tinham a pasta da justiça, a culpa foi do [António] Costa" (entrevista na Sábado pelo jornalista Fernando Esteves)

Sem comentários: