sexta-feira, julho 11, 2014

Outra sondagem: PSD sobe nas intenções de voto para as legislativas mas PS continua a liderar

Segundo o Jornal de Negócios, "os socialistas caíram um ponto percentual face a Junho. Já o PSD melhorou 2,3 pontos, aproximando-se do PS, revela o barómetro de Julho da Aximage. A CDU continua em terceiro, mas também cai nas intenções de voto. O PSD está a aproximar-se do PS nas sondagens, tornando cada vez mais estreita a distância que separa os dois partidos. De acordo com o barómetro de Julho da Aximage, se as eleições legislativas acontecessem agora, o PSD teria 27,2% dos votos, um aumento face aos 24,9% das intenções de voto manifestadas no barómetro realizado em Junho. Também o CDS-PP, o segundo partido da coligação no Governo, regista uma subida, dos 7,8% de Junho para os 8,3% em Julho.Já o PS seria o partido mais votado, com 31% dos votos, mas no barómetro de Julho regista uma queda de um ponto percentual face aos 32% que recolhia no mês passado. Também a CDU sofreu uma quebra, passando dos 13% nas intenções de voto em Junho, para os 10,7%. O Bloco de Esquerda, por seu turno, entrou em rota ascendente, passando de 6% em Junho, para 6,9% agora, no barómetro de Julho. Um outro elemento a ter em conta é o da abstenção que, apesar de continuar a liderar, regista agora níveis menos elevados, revelando que há mais cidadãos com intenção de votar e influenciar o resultado final das eleições: se as eleições fossem agora, 44,9% dos inquiridos pela Aximage não iriam votar. Em Junho eram 47%.
Seguro lidera na confiança para PM. Passos cai
Na linha das intenções de voto, António José Seguro é também o nome em que os inquiridos dizem ter mais confiança para ocupar o cargo de primeiro-ministro (PM). E, num momento de crise de liderança interna, Seguro sobe mesmo nesta avaliação, dos 43% de escolhas em Junho, para os 47,9% no barómetro deste mês. Já Pedro Passos Coelho, apesar da subida do seu partido nas intenções de voto, perde terreno, passando dos 39,5% para os 37,8%. Aliás, se no mês passado 56% dos inquiridos afirmava que o actual Executivo está a governar pior do que se esperava, nesta última sondagem o número sobre para os 58%. Só 8,1% respondeu que a equipa de Passos está melhor do que o esperado. Olhando para a actuação de cada ministro, Assunção Cristas é a que reúne a melhor nota, com 10,6 pontos numa lista de zero a 20. Jorge Moreira da Silva é o segundo melhor, mas já no vermelho, com 8,6 pontos. Os que têm pior nota são Nuno Crato, com 5,1 e Paulo Portas, "ex aequo" com Maria Luis Albuquerque, ambos com 6,9 pontos.
Nota positiva só para Jerónimo
Na avaliação dos líderes dos principais partidos, mais uma vez numa escala de zero a 20, apenas Jerónimo de Sousa consegue nota positiva, alcançando os 10,7, mas recuando face aos 11,8 do mês anterior. Todos os outros sobem, sendo que João Semedo e Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, continuam no segundo lugar, com nota de 8,9. Passos coelho tem 6,5, Portas 6,7 e Seguro 8,9, a par dos líderes do Bloco.
Ficha Técnica
Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.
Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 593 entrevistas efectivas: 257 a homens e 336 a mulheres. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.
Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 4 a 7 de Julho de 2014, com uma taxa de resposta de 78,8%.
Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 593 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro" - a 95% - de 4,00%).
Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz"