quinta-feira, janeiro 02, 2014

Sondagem Jornal I/Pitagórica: Rui Rio é o mais bem preparado para governar o país

Diz o Jornal I que "o ex-autarca do Porto é o mais bem preparado para governar o país. Passos está à frente de António José Seguro. Rui Rio deve avançar já com uma candidatura à liderança do PSD e é o mais bem preparado para governar o país. É esta a convicção dos inquiridos no barómetro i/Pitagórica. No mês em que um conjunto de personalidades de centro-direita lançaram o movimento "Uma Agenda para Portugal", que alguns associam a Rui Rio, mais de 60% dos inquiridos consideram que o ex-presidente da Câmara do Porto deve candidatar-se à liderança dos sociais- -democratas. Com as eleições directas no PSD marcadas para dia 25 de Janeiro, 32,6% dos portugueses preferia que Rio avançasse já com essa candidatura, ou seja, que enfrentasse Pedro Passos Coelho. O cenário de avançar só após uma eventual derrota do actual primeiro-ministro nas legislativas é, porém, o cenário preferido por 18% dos inquiridos. A acontecer uma candidatura à liderança, o mais provável é que seja só após as próximas legislativas. Rio tem afastado a hipótese de voltar à política activa a curto prazo e o mais certo é nem sequer marcar presença no congresso do partido, que vai acontecer nos dias 22 e 23 de Fevereiro no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
Apesar disso, o social-democrata tem feito questão de deixar todos os cenários em aberto em relação ao seu futuro, ou seja, não fecha a porta à liderança do PSD, mas também não exclui uma eventual candidatura à Presidência da República. Numa entrevista à RTP, uns dias antes de deixar a Câmara do Porto, Rio admitiu que "em nome de um interesse patriótico" poderá voltar à política activa pela porta grande. Rio tem andado particularmente activo desde que deixou a presidência da câmara, mas garante que não está "virado" para se candidatar à liderança do PSD, embora admita que "em circunstâncias especiais" poderá avançar. Numa entrevista à TVI, em meados deste mês, Rio deixou claro que Passos Coelho deve terminar o trabalho que tem pela frente e que não "faria sentido nenhum alguém dentro do PSD vir agora perturbar" a actual liderança. Mas nem todos defendem que o futuro do ex-autarca do Porto passa pela liderança do PSD. Quase 20% dos inquiridos respondeu que Rui Rio não deve candidatar-se à liderança do partido.
RIO É O MAIS BEM PREPARADO

O entusiasmo com o antigo presidente da Câmara do Porto não se resume à possibilidade do ex-autarca vir a liderar o PSD. Mesmo quando a pergunta é quem está melhor preparado para governar o país, Rio é o preferido. Mais de 26% dos inquiridos pensam que o ex-autarca está mais bem preparado do que Pedro Passos Coelho, que aparece em segundo lugar com 22,5%. À esquerda, as respostas são mais surpreendentes. Apenas 12,1% dos inquiridos dizem que António José Seguro é quem está melhor preparado para governar o país, apesar de o PS ser o partido mais bem posicionado para vencer as próximas eleições legislativas, que estão previstas para 2015. José Sócrates, que governou o país entre 2005 e 2011, tem a preferência de apenas 9,1% dos inquiridos".