sexta-feira, outubro 03, 2008

Sondagem: o descalabro laranja e o fracasso de uma solução

Não tenho dúvidas. Li hoje no site online da SIC que, "apesar das polémicas, o PS está a aumentar a vantagem em relação ao PSD. Ainda assim, continua sem maioria absoluta. É o dado mais relevante do trabalho da Eurosondagem para a SIC, Expresso e Rádio Renascença. Se as eleições legislativas fossem hoje, o PS ganharia, mas sem maioria abosluta. No último mês, os socialistas voltaram aos 40%. Cresceram mais de um ponto percentual.O PSD também subiu nas intenções de voto: tem mais três décimas.

O crescimento do PS terá sido à custa dos partidos à sua esquerda. Pela primeira vez, nos últimos meses, quebra-se a tendência de subida do PCP e do Bloco. A CDU caiu 0,5% e o BE sete décimas. No fim da lista continua o CDS-PP, que caiu duas décimas.

Popularidade do Governo em alta

No barómetro de Setembro, e pela primeira vez em muito tempo, cresceu a popularidade do Governo.O Presidente da República conseguiu no último mês recuperar da queda anterior e a popularidade do primeiro-ministro também melhorou, mas menos do que a do seu Executivo. Apesar da queda dos partidos que lideram, Francisco Louçã e Jerónimo de Sousa foram os políticos da oposição que mais creceram em Setembro. Logo a seguir, a maior subida foi a de Paulo Portas. A popularidade da nova líder do PSD, Manuela Ferreira Leite aumentou três décimas.

Sem comentários: