Os sistemas educativos europeus em todas as suas facetas. Principais tendências:
— Aumento do número de crianças que benefi ciam de educação pré-escolar;
— Aumento do número de estudantes inscritos no ensino superior;
— Aumento do número de diplomados nas áreas científi cas e tecnológicas;
— A qualidade dos sistemas educativos é cada vez mais avaliada;
— A organização e a gestão dos sistemas educativos dos novos Estados-Membros é semelhante às da UE-15;
— As desigualdades no acesso aos meios informáticos nas escolas, nomeadamente à Internet, tendem a diminuir.
A sexta edição de Números-Chave da Educação na Europa proporciona um amplo panorama do funcionamento dos sistemas educativos e da participação dos jovens em todos os níveis de ensino nos 30 países europeus: os 25 Estados-Membros da União Europeia, os 3 países da AECL/EEE (Noruega, Listenstaine e Islândia) e os países em fase de adesão (Bulgária e Roménia). O estudo contém 153 indicadores divididos por seis capítulos temáticos: contexto, organização, participação no ensino, recursos, processos educativos e níveis de habilitação e de qualificação. A apresentação de cada tema conta com informações sobre os modos de gestão e de funcionamento cuja fonte é Eurydice, conjugadas com dados estatísticos do Eurostat. Determinados dados obtidos por inquéritos internacionais (PISA, PIRLS) vêm enriquecer esta visão, aqui.
— Aumento do número de crianças que benefi ciam de educação pré-escolar;
— Aumento do número de estudantes inscritos no ensino superior;
— Aumento do número de diplomados nas áreas científi cas e tecnológicas;
— A qualidade dos sistemas educativos é cada vez mais avaliada;
— A organização e a gestão dos sistemas educativos dos novos Estados-Membros é semelhante às da UE-15;
— As desigualdades no acesso aos meios informáticos nas escolas, nomeadamente à Internet, tendem a diminuir.
A sexta edição de Números-Chave da Educação na Europa proporciona um amplo panorama do funcionamento dos sistemas educativos e da participação dos jovens em todos os níveis de ensino nos 30 países europeus: os 25 Estados-Membros da União Europeia, os 3 países da AECL/EEE (Noruega, Listenstaine e Islândia) e os países em fase de adesão (Bulgária e Roménia). O estudo contém 153 indicadores divididos por seis capítulos temáticos: contexto, organização, participação no ensino, recursos, processos educativos e níveis de habilitação e de qualificação. A apresentação de cada tema conta com informações sobre os modos de gestão e de funcionamento cuja fonte é Eurydice, conjugadas com dados estatísticos do Eurostat. Determinados dados obtidos por inquéritos internacionais (PISA, PIRLS) vêm enriquecer esta visão, aqui.
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