segunda-feira, setembro 01, 2008

Estudo da ACIF: linhas de orientação estratégica

No contexto analisado no presente estudo, relativamente à realidade e tendências de evolução do turismo e dos transportes aéreos na RAM, verificou-se, face aos impactos previstos nos diferentes cenários definidos, uma necessidade fundamental de definir linhas de orientação estratégicas, como forma de responder aos desafios e oportunidades que os vários cenários convocam. Deste modo, o principal objectivo proposto é posicionar a RAM enquanto destino turístico reconhecido e potenciar o seu desenvolvimento, através de uma gestão adequada da captação das LCC. Deverá ser propósito dos vários agentes (institucionais, públicos e privados) da RAM, procurar criar condições de actuação em cada um dos cenários e, em especial e, na medida do possível, propiciar o desenvolvimento do cenário “Madeira, destino Europeu”, gerindo o modelo de posicionamento turístico a par do processo de consolidação do sector dos transportes aéreos. A verificação deste último cenário implicará para a RAM:
􀂃 Maior número de turistas (+448 mil turistas em 2015);
􀂃 Maior gasto médio diário por turista (€64.7);
􀂃 Maior taxa de ocupação hoteleira (56.5%) face aos restantes cenários e, consequentemente um maior RevPar (€30.4);
􀂃 Uma estadia média inferior a outros cenários (5.7 dias), mas compensada por um maior volume de turistas;
􀂃 Maior taxa de crescimento real para o consumo turístico (4.3%) e, caso se verifique superior ao crescimento futuro do PIB, aumento do peso do turismo na economia.
No entanto, importa ter presente que a realidade turística da RAM não confere ainda as condições necessárias para a concretização com sucesso das actividades tendentes aos cenários que mais atractivos se configuram (“Madeira sénior” e “Madeira, destino Europeu”), em particular decorrente do seguinte:
􀂃 A adaptação da oferta turística da RAM às exigências de um turista sénior mais activo encontra-se ainda pouco integrada, não potenciando o seu crescimento;
􀂃 A captação e fidelização directa do cliente final é um factor preponderante no sucesso do destino e que actualmente, ainda é efectuado de forma limitada;
􀂃 A dependência de alguns agentes e a falta de integração da oferta não potenciam o crescimento de “novos tipos de procura”;
􀂃 O limitado orçamento de promoção da região e a diversificação relativamente alargada do investimento do mesmo, especialmente em termos geográficos, não optimizam os resultados respectivos;
􀂃 O conhecimento sobre a procura e, mais concretamente sobre o perfil do turista da RAM, é particular a cada agente, havendo um nível limitado de informação partilhada disponível.

Para responder aos desafios e oportunidades colocados pelos vários cenários e, de forma a alavancar os resultados e sucesso da RAM, propomos um conjunto de medidas que deverão ser trabalhadas no futuro, com o principal intuito de mobilizar e focalizar os meios e agentes turísticos existentes na região, quer a nível sectorial, quer a nível institucional.
Relativamente aos segmentos, é importante salientar a continuação da aposta no actual turista da RAM, caracterizado por pertencer a umacamada etária mais sénior, mas que tem aliado a si vantagens únicas no que diz respeito às características do turismo que efectua, nomeadamente ao nível do gasto e duração da estadia. Focalizar e fidelizar este tipo de turista torna-se assim prioritário, oferecendo não só serviços para o tradicional segmento do turismo sénior passivo, que procura actividades relacionadas com a natureza (potenciando por exemplo as levadas), o “viver a Madeira”, explorando a cultura local e a saúde e bem estar, mas também para o turismo sénior activo que procura actividades adicionais como o golfe, touring, náutica e cruzeiros.Desta forma, verifica-se a necessidade de estabelecer modelos de parceria entre os agentes privados para novos investimentos de interesse público, que poderão contribuir para a captação de uma maior procura e consequentemente, para o sucesso deste eixo.

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