quinta-feira, setembro 25, 2008

Dois milhões de lares com computador

Os resultados de 2008 do Bareme Internet, que a Marktest acabou de lançar, contabilizam 2 075 mil lares em Portugal Continental onde existe computador com utilização, um número que representa 59.2% do universo de lares em estudo. O número de lares onde existe computador tem aumentado sistematicamente nos últimos anos, passando de 25.8% em 1997 para os 59.2% agora verificados - duas vezes mais do que naquela data.

Na análise deste indicador, à excepção da região, todas as outras variáveis de caracterização são dicriminantes, pois revelam diferenças de comportamento entre os lares. A penetração deste equipamento é mais elevada junto das famílias de classe alta, 97.6% delas possui computador. O valor baixa sistematicamente nas outras classes, não excedendo os 20.3% junto da classe social baixa. Nos lares com uma média etária mais baixa também se verifica maiores taxas de penetração: 87.9% dos que têm menos de 30 anos têm computador, embora juntos dos que têm uma média de idades superior a 60 anos esse valor não ultrapasse os 10.5%. O número de pessoas no lar é também uma variável que evidencia comportamentos diferentes: enquanto 82.3% dos lares com mais do que duas pessoas possui computador, apenas 32.2% dos lares de menor dimensão, em média mais idosos, também possui o equipamento. Entre as regiões, há menos diferenças, embora no Interior Norte e no Sul se registem valores abaixo da média.

Os dados do Bareme Internet mostram ainda que um em cada quatro lares possui mais do que um computador com utilização. De facto, 887 mil lares nacionais utilizam mais de um computador, o que corresponde a 25.3% do total e a 42.7% dos lares com computador.

A análise realizada teve como base os resultados de 2008 do estudo Bareme Internet da Marktest. Este estudo analisa o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos (fonte: Marktest.com, Setembro de 2008)

Sem comentários: