sábado, outubro 01, 2022

Sondagem: Montenegro apanha mas não ultrapassa Ventura

 

Ao líder do PSD ainda falta convencer mais votantes do seu próprio partido para conseguir ser "eleito" principal figura da Oposição. No mais recente barómetro da Aximage para o JN, DN e TSF está empatado com o líder do Chega. Ainda não foi desta que André Ventura perdeu a "corrida" a principal figura da Oposição. Mas o líder do Chega já tem Luís Montenegro a par, mesmo que o presidente do PSD não tenha lugar no Parlamento, o que provavelmente o prejudica em termos mediáticos. Têm ambos 30 pontos e estão muito longe de todos os restantes líderes partidários, de acordo com a sondagem da Aximage para o JN, DN e TSF. Foi em maio passado que Luís Montenegro foi eleito presidente do PSD. E foi em julho que o congresso lhe deu todas as ferramentas de liderança. No barómetro desse mês, não conseguiu mais do que 19% na "eleição" para principal figura de Oposição. Mas, o verão passou e o social-democrata não só conquistou mais apoios, como cresceu à custa do líder da direita radical.

PSD metropolitano

Quando se analisam os diferentes segmentos, percebe-se que há diferenças de vulto entre os seus "apoiantes". No que diz respeito ao género, os homens inclinam-se para Montenegro (36%) e as mulheres, de forma um pouco surpreendente, para Ventura (29%). Quando o critério é a geografia, o líder do PSD está à frente nas duas áreas metropolitanas, e o do Chega no resto do país. No que diz respeito às idades e às classes sociais, a diferença também é bastante evidente: Montenegro vence entre os mais velhos e entre os dois escalões com maiores rendimentos; Ventura está à frente entre os mais novos e nos dois escalões mais pobres.

Quando a atenção incide sobre o voto partidário, Ventura domina entre os eleitores do Chega (82%), nem tanto no caso de Montenegro. Os eleitores do PSD até lhe dão o título de principal figura da Oposição (54%), mas ainda há 29% que apontam ao líder dos radicais de Direita. Tivesse Montenegro já convencido os seus próprios eleitores e estaria na liderança.

Oposição negativa

É duvidoso, no entanto, que este seja um cargo de grande prestígio. A avaliação dos portugueses à Oposição tem-se mantido constante, mas pela negativa: desde abril que o saldo é de 22 pontos negativos e assim se mantém desta vez.

Há um único segmento em que a avaliação é positiva (mas apenas com um saldo de um ponto), os eleitores do Chega. Entre os restantes reina a insatisfação com a Oposição, incluindo entre os sociais-democratas (saldo negativo de quatro pontos) (Jornal de Notícias, texto do jornalista Rafael Barbosa)

Sem comentários: