domingo, outubro 23, 2022

Sindicato de tripulantes da TAP convoca assembleia geral com “urgência” e admite recorrer à greve

SNPVAC vai reunir os associados para debater a proposta de Acordo de Empresa enviada pela TAP, que considera "inenarrável". Não descarta o recurso à greve. OSindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) avançou hoje com um pedido de marcação de uma assembleia geral, com “caráter de urgência”, para debater a proposta de Acordo de Empresa feita pela TAP, que os tripulantes consideram “inenarrável”. Ao que o ECO apurou, a reunião com os associados deverá acontecer no dia 3 de novembro.

Na convocatória enviada aos associados o SNPVAC critica “os sistemáticos atropelos ao Acordo de Empresa (AE) em vigor e ao Acordo Temporário de Emergência (ATE), a somar à falta de respeito que a TAP tem vindo a ter perante os tripulantes”. Menciona também as “questionáveis decisões de gestão que acabam por ter um impacto direto e indireto nas nossas vidas”, que culmiraram “mais recentemente com a denúncia do Acordo de Empresa em vigor, acompanhado de uma proposta de AE inenarrável”, acrescenta.

O sindicato argumenta que “desde o primeiro momento procurou a via do diálogo, para tentar solucionar os vários diferendos e entendimentos antagónicos que têm surgido por parte da Empresa nos últimos tempos”. Entende também que “contribui verdadeiramente para a busca de soluções, com vista à ajuda na recuperação e estabilidade” da TAP. O novo Acordo de Empresa levou, no entanto, o SNPVAC a solicitar ao presidente da mesa “a convocação de uma Assembleia Geral com caráter de urgência“.

“Chegou o momento da Direção, em conjunto com os seus Associados, debater o atual momento da Empresa e apresentar as conclusões retiradas pela Direção sobre a proposta de AE enviada pela TAP, além de deliberar eventuais medidas a tomar – não descartando o recurso à Greve“, escreve o sindicato no comunicado enviado aos associados.

“Respeitamos a Empresa mas exigimos que nos respeitem, que nos tratem condignamente. Não permitiremos que continuem a desconsiderar a importância do nosso papel na recuperação da Empresa”, diz a missiva. “Chegou a hora de deixar os teclados e mostrar à Empresa que não vamos tolerar mais atropelos”, acrescenta. A TAP está a negociar com os sindicatos novos Acordos de Empresa, que permitam substituir os Acordos Temporários de Emergência, assinados em 2021 no âmbito do plano de reestruturação da companhia (Eco digital, texto do jornalista André Veríssimo)

Sem comentários: