terça-feira, junho 09, 2020

Sondagem Aximage/JE: 89% dos madeirenses aprovam atuação do Governo Regional durante a pandemia

Sondagem da Aximage para o Económico Madeira/Jornal Económico revela que maioria dos madeirenses considera “muito boa” a atuação do Governo Regional durante a pandemia. Maioria recusa eleições antecipadas se Lisboa recusar conceder apoios pedidos por Albuquerque. O Governo Regional da Madeira passou o teste de controlo da pandemia do coronavírus covid-19. Uma sondagem da Aximage para o Económico Madeira/Jornal Económico revela que 89,1% dos inquiridos dão “muito bom” ou “bom” ao executivo madeirense, na forma como geriu a situação da pandemia. A mesma sondagem revela que 57,2% dos inquiridos não se mostram favoráveis à demissão do Executivo madeirense caso o Governo da República não conceda os meios para que a região auxilie empresas e cidadãos afetadas pela crise. 55,7% dos inquiridos diz que a atuação do executivo madeirense, de coligação PSD/CDS, e liderado por Miguel Albuquerque, foi “muito boa”.

Dos 55,7% que avaliaram como “muito boa” a atuação do Governo da Madeira, 54% eram do sexo masculino e 56% do feminino, enquanto que 55% se situava entre os 18 e 34 anos e 65% entre 35 e 49 anos. Dos que deram muito bom à atuação do Governo da Madeira no controlo da pandemia 57% eram do Funchal, 53% da Oeste, e 55% Este, 55% tinham 11º ano ou menos, e 56% tinham 12º ano ou mais. Com nota boa foram registados 33,4% dos inquiridos. 33% do sexo masculino e 33% do feminino, 34% do Funchal, 34% Oeste e 30% Este, 31% tinham 11º ano ou menos, e 34% possuíam o décimo segundo ano de escolaridade ou mais. A atuação do executivo madeirense foi considerada “razoável” por 7,7% dos inquiridos e “má” por 1,1%, enquanto 2,1% mostraram não ter opinião.
Maioria contra eleições antecipadas se Lisboa recusar apoios pedidos por Albuquerque 
O inquérito uestiona ainda se o Executivo regional deve demitir-se e provocar eleições antecipadas se o Governo da República não conceder os meios necessários para que possa ajudar os cidadãos e as empresas da Madeira, na sequência da crise causada pela Covid-19.
57,2% dos inquiridos não se mostraram favoráveis a esse cenário, enquanto que 30,7% aprovam essa opção e 12,1% não têm opinião. Daqueles que se mostraram favorável à demissão do executivo madeirense caso o Governo Nacional, do PS, liderado por António Costa, não der os meios para a região ajudar empresas e cidadãos, 33% são do sexo masculino e 28% do feminino. A faixa etária dos 18 aos 34 anos representa 40% face aos 28% dos 35 aos 49 anos. Daqueles que dizem que o Executivo madeirense não se deve demitir caso a República não lhe dê os meios para ajudar empresas e cidadãos, 60% são do sexo masculino e 54% do feminino. 65% fazem parte da faixa etária dos 35 aos 49 anos.
A sondagem da Aximage para o Económico Madeira/Jornal Económico foi realizada entre 1 e 2 de junho, reuniu 327 entrevistas, sendo que 149 foram do sexo masculino e 178 do feminino, englobando a população residente na Região Autónoma da Madeira, de idade igual ou superior a 18 anos, através de entrevistas telefónicas CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing). Os resultados completos desta sondagem serão publicados na edição de 12 de junho do Económico Madeira (Jornal Económico, texto de Ruben Pires)

Sem comentários: