terça-feira, junho 09, 2020

Liga de Futebol: Várias decisões aprovadas em Assembleia Geral Extraordinária

Ratificadas decisões da Direção, Plano de Retoma e votada a regra das cinco substituições. Novo Modelo de Governação apresentado. A Liga Portugal reuniu em Assembleia Geral Extraordinária, ao abrigo do disposto na alínea a), do n.º 2, do artigo 38.º, no n.º 1, do artigo 40.º, no n.º 1, do artigo 41.º e nos nºs 1 e 2, do artigo 42.º dos Estatutos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (Estatutos). As Sociedades Desportivas do Futebol Profissional fizeram-se todas representar e votaram a favor todas as deliberações da Direção da Liga ao executar a decisão do Governo de retoma apenas da Liga NOS e, que em consequência, suspendeu definitivamente a LigaPro, na época desportiva 2019-20, com a consequente estabilização da classificação final por referência à classificação que se verificava na data de 12 de março de 2020 e ratificando todas as medidas estruturais para a sobrevivência económica dos clubes do futebol profissional tomadas neste período Covid-19 pela Direção da Liga Portugal.

Entre as decisões ratificadas constava o Fundo de Suporte Económico Covid-19, bem como o diferimento do pagamento de multas do Regulamento Disciplinar até à data de 30 de junho.
Foi ainda ratificado por larga maioria a atribuição do Fundo de compensação atribuído à Liga Pro, no valor de 1,52 milhão de euros, todos reconhecendo que tal ocorreu num contexto muito difícil e com a anuência de todos os membros da Direção.
A ratificação das decisões da Direção foi votada favoravelmente por larga maioria.
Foi também discutido e aprovada a alteração da Lei 3 das Leis de Jogo, permitindo a utilização de cinco substituições e nove suplentes, com efeitos imediatos a partir da Jornada 26, bem como autorização quando, em caso de viagens aéreas deixe de existir obrigatoriedade de viajar na véspera, sempre que o motivo não seja imputável aos clubes.
A Assembleia Geral votou também todas as alterações regulamentares previstas no Plano da Retoma da Liga NOS, e que foram implementadas temporariamente até final da presente temporada, foram também aprovadas por larga maioria.
Nota para uma proposta enviada, e aprovada, pelo Boavista FC à Assembleia Geral para prorrogar o prazo de pagamento do relvado colocado em 2015-16, que foi financiado pela Liga e cujo prazo de liquidação terminava no final da presente temporada.
Para finalizar, e como estava previsto, o Presidente da Liga, Pedro Proença, apresentou às 34 Sociedades Desportivas presentes, na sua maioria representadas pelos respetivos Presidentes, o novo Modelo de Governação que este defende para a Liga Portugal e que foi já apresentado aos clubes há mais de dois anos.
O novo Modelo de Governação prevê que a Direção, representada por clubes, deixe de existir e passe a haver um novo modelo com um Presidente e Direção Executiva, com poderes reforçados, e também pelo Conselho de Presidentes, que terá, quando necessário, uma Comissão de Supervisão.
Com a apresentação do Modelo de Governação, será, agora, criado um Grupo de Trabalho que será constituído por clubes da Liga NOS e da LigaPro, e que vai trabalhar na alteração estatutária, a ser apresentada (fonte: LPFP)

Sem comentários: