terça-feira, junho 09, 2020

ERC ANALISA COBERTURA DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS REGIONAIS NA MADEIRA 2019 NA IMPRENSA REGIONAL E NACIONAL

A ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social publicou um Relatório que descreve a cobertura jornalística das eleições para a Assembleia Regional da Madeira 2019 na imprensa regional e nacional (Diário de Notícias Madeira, Jornal da Madeira, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Jornal i, Observador, Público, Sol, Sábado e Visão) no período da campanha eleitoral (8 a 20 de setembro), e a presença dos partidos/candidaturas em artigos de entrevista e de opinião, no período da campanha e na fase de pré-campanha eleitoral (18 julho a 7 de setembro).  
O acompanhamento da cobertura das eleições legislativas regionais na Madeira 2019 foi conduzido pelo Departamento de Análise de Media da ERC e teve por objetivo a identificação das presenças dos partidos políticos candidatos a este ato eleitoral, bem como dos seus representantes (candidatos e outros). A partir da identificação das presenças destas formações pretendeu-se caracterizar a atenção mediática atribuída a cada candidatura que se apresentou a este ato eleitoral, identificando eventuais situações de desequilíbrio no acesso dos candidatos/candidaturas ao espaço mediático.
A análise da ERC incidiu sobre 659 peças, em formato impresso e online, e conclui que a presença de candidaturas às eleições regionais da Madeira surge sobretudo em peças informativas. 

Nos jornais regionais considerados (Diário de Notícias Madeira e Jornal da Madeira) surgem publicadas 619 das peças monitorizadas. Nestas, sobressai a visibilidade dada aos cabeças de lista das candidaturas, a representação gráfica de todos os partidos e o recurso residual a citações dos atores políticos. O tema regional mais mediatizado ao longo da campanha eleitoral é o do “desempenho dos partidos”, consubstanciado nas críticas intrapartidárias, interpartidárias e de atores externos ao processo eleitoral da ação, e na performance dos candidatos. A percentagem de peças em que surgem figuras políticas do sexo feminino situa-se, respetivamente, nos 13 e 10%.
Nos jornais diários nacionais analisados (Correio da Manhã, Diário de Notícias - edição online, Expresso - edição online, Jornal de Notícias, Jornal i, Observador e Público) a ERC constata que as candidaturas são maioritariamente referidas em peças em que não têm voz. No entanto, nas peças em que se faz uso do discurso direto este é da responsabilidade dos partidos que conquistaram mandatos nas eleições de 2015 para a Assembleia Regional da Madeira.
O Observador é o meio de âmbito nacional com o maior número de peças sobre as eleições regionais e é também aquele com maior número de presenças e referências a candidatos e candidaturas regionais. Só nesta publicação se constata o recurso a citações.   
A análise conduzida pela ERC aos jornais diários nacionais verifica também o destaque dado aos cabeças de lista das candidaturas e aos notáveis dos partidos a nível nacional, onde se incluem os Secretários-gerais e Presidentes das estruturas nacionais. A ERC observa também a diminuta utilização de representação gráfica como recurso complementar da informação, estando completamente ausente na cobertura do Jornal i, e a presença residual das mulheres nas peças com representante personificado.
O tema regional mais frequente é o “desempenho dos partidos”, enquanto o tema nacional mais dominante é o do “desempenho de Governo da República”, na medida em que se interrelaciona com as potencialidades e limitações colocadas ao Governo Regional.
Nos semanários nacionais (Expresso - edição impressa, Diário de Notícias - edição impressa e Sol) a ERC constata que a coberta jornalística incide apenas nas candidaturas às eleições regionais dos seis partidos com assento parlamentar na Assembleia da República e que estas são maioritariamente referidas em peças em que não têm voz. Na análise sobressai também a visibilidade dada aos cabeças de lista das candidaturas, a diminuta utilização de citações, da representação gráfica e o registo de uma única presença de um elemento do sexo feminino.
O tema regional que surge mais mediatizado ao longo da campanha eleitoral nestas publicações é o “desempenho dos partidos”. Já o tema nacional mais dominante debruça-se sobre os “cenários pós-eleitorais” dada a proximidade das eleições legislativas e antevendo-se que nenhum dos partidos candidatos alcançará a maioria absoluta de mandatos para a Assembleia da República.
Nas duas revistas nacionais de informação geral analisadas apenas a Sábado regista peças com a presença de candidaturas às eleições para a Assembleia Regional da Madeira, sendo maioritariamente referidas sem voz. Entre os dados apurados, sobressai o destaque dos cabeças de lista das candidaturas, a ausência de mulheres nas presenças registadas e o diminuto recurso à utilização de citações e à representação gráfica. As peças apresentam como tema regional dominante o “perfil das candidaturas” regionais e dos seus cabeças de lista e o “desempenho dos partidos/candidaturas regionais”.
Da análise conduzida pela ERC aos 57 artigos de opinião/crónicas identificados da autoria de candidatos/cabeças de lista constata-se que o Diário de Notícias Madeira é a publicação com maior número de artigos (37) e o CDS-PP o partido com maior número de presenças (21), seguindo-se o PS (13). Os jornais Diário de Notícias, Correio da Manhã, Jornal i, Sol, Expresso, Observador, Público, Jornal de Notícias e as revistas Visão e Sábado não publicam qualquer artigo deste género.
Relativamente a entrevistas aos candidatos/representantes das candidaturas, a ERC contabilizou 29 peças, sendo o Diário de Notícias Madeira a publicação com o maior número de entrevistas contabilizadas (17) e abrangendo todos os cabeças de lista. Nos jornais Diário de Notícias, Correio da Manhã, Jornal i, Público, Jornal de Notícias e as revistas Visão e Sábado não se verifica qualquer registo. No cômputo geral, o PSD e o PS foram os partidos alvo de maior número de entrevistas (5 cada).
A versão completa do Relatório “Cobertura Jornalística das Eleições Legislativas Regionais da Madeira 2019 - Imprensa” pode ser lida aqui.

Sem comentários: