sexta-feira, outubro 31, 2014

Algumas das aterragens mais extremas


Li no Observador que “o vídeo da aterragem do avião alemão na ilha da Madeira já correu o mundo mas, no YouTube, são vários os vídeos que mostram como a aterragem pode ser um momento complicado até para os pilotos mais experientes. Fique a conhecer algumas das aterragens mais complicadas (e aterradoras) que circulam pela internet. 
Aeroporto Princesa Juliana – Ilha de São Martinho, Caraíbas 
Na ilha de São Martinho, perto da praia de Maho, encontra-se o aeroporto Princesa Juliana. A sua proximidade com o mar dificulta as aterragens, como refere o Telegraph. 


Aeroporto de Skiathos – Skiathos, Grécia 
Localizado na pequena ilha de Skiathos, o aeroporto tem apenas uma apertada pista de aterragem. A sua proximidade com o mar é o que também cria dificuldades às aterragens. 

Aeroporto de Lukla – Lukla, Nepal 
O pequeno aeroporto, localizado na cidade de Lukla no Nepal, é considerado um dos mais extremos do mundo. Um dos grandes problemas é a sua localização, a mais de dois mil metros de altitude na cordilheira dos Himalaias e perto do monte Evereste. 


Aeroporto de Paro – Butão 
Rodeado pelas montanhas dos Himalaias, o aeroporto de Paro no Botão (o único aeroporto internacional do país) é, à semelhança do nepalês, um dos mais desafiantes. De acordo com o Telegraph, existem apenas oito pilotos certificados que podem aterrar ali. 

“Ice Runway” – Antártida 
Perto da ilha de Ross na Antártida, existe uma pista de gelo que funciona como aeroporto durante grande parte do ano. A aterragem tem de ser cuidadosa, de modo a impedir que o avião não “afunde” no gelo.