sábado, outubro 01, 2011

Buracos: já agora outra recomendação...

Continuando com as recomendações à comunicação social livre, sobretudo a 2 das 3 estações de televisão, recomendo que informem os portugueses - porque nunca o fizeram - tudo o que se passou com as negociações de Portugal com a troika. Investiguem valores, consultem documentos, contactem negociadores, em vez de se limitarem a "cheirar" os 5.800 ou 6.300 milhões de euros - um valor comparável ao que foi espatifado no BPN - para que respondam a algumas questões concretas:

- quais os valores do endividamento nacional, todos que os valores, devidamente discriminados, que foram apurados com a troika? 160 mil milhões de euros? 180 mil milhões de euros? 220 mil milhões de euros?

- qual o montante real da dívida pública, directa e indirecta?

- qual o montante da dívida atribuída aos municípios e às empresas municipais?

- qual o montante da dívida atribuída às PPP e que previsões foram apresentadas para o buraco previsto para os próximos 10 anos?

- que previsões foram apresentadas para o buraco das SCUTs para o buraco previsto para os próximos 10 anos?

- qual o montante da dívida atribuído às empresas públicas?

Desafiamos a que nos informem qual a data a que se reportam todos esses valores da dívida negociados com a troika e qual a oscilação que, para todas as rubricas, entretanto se registou até 30 de Setembro?

Se tiverem coragem, se forem honestos e tão rigorosos como têm sido em relação à questão da Madeira (estou desejando de chegar a 2012 nos Açores...) , se defendem tanto o rigor e a verdade,, divulguem estes valores e não os escondam. Parece-me que os portugueses têm também o direito e saber qual a dimensão do descalabro das contas públicas do Estado que nunca lhes foram divulgadas integralmente e com a minúcia que agora foi aplicada á Madeira.

Sem comentários: