quarta-feira, maio 25, 2011

Portugueses permanecem críticos com actuação de políticos

Os resultados de Maio do Barómetro Político Marktest mostram que os portugueses avaliam de forma negativa a actuação da maior parte dos líderes políticos nacionais. Após os baixos valores registados em Abril, os dados do Barómetro Político Marktest de Maio vêm mostrar uma subida no saldo de imagem de alguns líderes partidários com assento parlamentar, bem como no saldo de imagem do presidente da República. Em Maio, o líder do CDS-PP, Paulo Portas, foi o único líder dos partidos com assento parlamentar a obter um saldo de imagem positivo, registando 3.4%, uma subida de 9.6 pontos percentuais face a Abril. Pedro Passos Coelho, líder do PSD, foi o segundo líder com melhor avaliação, embora com um saldo de imagem consideravelmente negativo, que não foi além de -19.1%. Este valor representaou uma subida mensal de 3.8 pontos percentuais. José Sócrates, Primeiro-ministro e líder do PS, também viu o seu saldo de imagem subir entre Abril e Maio (1.4 pontos percentuais), contudo este valor não foi além de -40.5%, mantendo-se como o líder partidário com o saldo de imagem mais baixo. O líder do PCP foi um dos que etse mês apresentou uma quebra no saldo de imagem, registando o seu índice mais baixo de sempre. Em Maio, Jerónimo de Sousa obteve uma avaliação de -24.8%, o que significou uma quebra mensal de 10.5 pontos percentuais. O líder do Bloco de Esquerda foi o que registou a quebra mensal mais acentuada, descendo 14.8 pontos percentuais entre Abril e Maio. Neste último mês, o seu saldo de imagem não foi além de -33% - o seu valor mais baixo de sempre.


Cavaco Silva, Presidente da República, apresentou em Maio uma subida (a maior entre os políticos analisado). Após a avaliação negativa de Abril, que constituiu uma situação inédita neste Barómetro, o Presidente da República apresentou em Maio um saldo de imagem de 9.6%, o que significou uma subida mensal de 18.9 pontos percentuais. A análise evolutiva deste indicador permite verificar que José Sócrates se encontra em terreno francamente negativo. O Presidente da República vem revelando uma dinâmica de quebra, chegando mesmo a atingir no mês anterior um valor negativo. O gráfico permite também verificar que Paulo Portas regressa às avaliações positivas, enquanto Passos Coelho apresenta desde Abril um índice significativamente negativo. A quebra que Louçã protagoniza este mês (a maior entre os analisados) é também de realçar, assim como a avaliação negativa da actuação de Jerónimo de Sousa.


O Barómetro Político Marktest é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas (fonte: Marktest.com, Maio de 2011)

Sem comentários: