sábado, setembro 29, 2007

Jackpot: não percebo (II)

Partido Socialista:
"Se o PSD-M apresentar uma proposta de lei orgânica da ALM que aumente as verbas a trasnferir para os partidos (ver notícia na edição impressa), o PS-M vai votar contra. Essa é a garantia dada, esta manhã, por Victor Freitas. O líder parlamentar socialista lembra que o argumento para aumentar, em 2004, as verbas a pagar a cada partido , o famoso 'jackpot', era o de que, com a nova lei eleitoral, haveria uma diminuição de deputados o que implicaria uma redução substancial nas transferências.Agora, sublinha, "não se podem inverter os argumentos e dizer que se aumentam, porque há menos deputados".No entanto, confrontado com a possibilidade de o PS-M não receber as verbas a que tem direito se estas aumentarem, o dirigente socialistasrejeitou essa opção porque, justifica, seria "fazer o jogo do PSD-M" e prescindir de dinheiro que garante o funcionamento dos partidos (...) O líder da bancada socialista confrontado com a possibilidade de o PS-M não receber as verbas a que tem direito, rejeitou essa opção porque, justifica, seria "fazer o jogo do PSD-M" e prescindir de dinheiro que garante o funcionamento dos partidos". (fonte: in DN do Funchal)
***
"Partido Comunista
O PCP não apoia qualquer aumento, atendendo à realidade da Região e à crise que afecta os madeirenses. É escandaloso o que os dois maiores partidos recebem", lamenta Leonel Nunes.
CDS/Partido Popular
O CDS espera para ver. José Manuel Rodrigues reserva os comentários para quando for conhecida a proposta do PSD.
Bloco de Esquerda
Paulo Martins vai mais longe e garante que não é com mais dinheiro que o PSD vai "amaciar o Bloco" e recorda que o seu partido sempre defendeu que as verbas não deveriam ser alteradas.
Partido da Terra
O MPT, a outra novidade parlamentar desta legislatura, aproveita para apelar ao fim das "hipocrisias" no que diz respeito ao dinheiro dos partidos. Isidoro lembra que o PS-M "foi muito moralista quando aprovaram o 'jackpot', mas foi o primeiro a pegar no dinheiro e a fazer uma campanha megalómana".
Partido da Nova Democracia
"Com a crise que vai na Madeira, o PSD e a Fundação Social-Democrata precisam de dinheiro". Só assim Baltasar Aguiar compreende a intenção da maioria 'laranja' de aumentar as verbas a transferir para os partidos políticos. Como o DIÁRIO noticiou, o PSD vai propor alterações à lei orgânica da Assembleia que aumentam o 'valor' de cada deputado, na fórmula de cálculo das subvenções às forças políticas. O deputado do PND, com alguma ironia, estranha os montantes que poderão chegar ao seu partido. "É perigoso dar tanto dinheiro ao PND, porque podemos fazer umas maldades". Na última campanha eleitoral, o PND apresentou o personagem 'Bexiga' mas com o aumento das verbas, Baltasar Aguiar admite "fazer muito pior" (fonte: in DN do Funchal)

Sem comentários: